NOTÍCIAS

Cultura | 21.03.14 - 15h37

Prefeitura do Recife implanta Programa de Educação Ambiental nas escolas

Cerca de 500 professores serão capacitados, na próxima quarta-feira (26), para aplicar o programa nas salas de aulas. A qualificação contará com a palestra do teólogo e ecologista Leonardo Boff.

As mensagens sobre a preservação da natureza estão estampadas por toda a parte. Mas, é nas escolas que as crianças aprendem as principais lições de ecologia e desenvolvem uma consciência ambiental. Por isso, a Prefeitura do Recife dá início a uma nova metodologia para abordar o tema nas 302 escolas municipais. É o programa “Educar para uma cidade sustentável”. Cerca de 500 professores serão capacitados, na próxima quarta-feira (26), para aplicar a iniciativa nas salas de aula. O evento contará com a palestra do teólogo e ecologista Leonardo Boff.

Os representantes das unidades de ensino estarão reunidos, a partir das 8h, no Centro Formação Paulo Freire, na Madalena. A abertura será marcada por apresentações do fundador do Movimento Limpa Brasil, Tião Santos e de Leonardo Boff. Conhecido por ser um dos criadores da Teologia da Libertação, Boff atua desde 1993 como professor de Ecologia, Ética e Filosofia da Religião na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele é autor de mais de 60 livros e, nos últimos anos, dedica-se a defender a chamada "Ecologia Integral", que vê o homem e demais elementos da natureza (plantas, animais, água, etc) constituir uma única comunidade planetária onde cada parte é essencial à manutenção da vida na Terra.

Ainda na quarta-feira à tarde, os educadores vão participar de trabalhos em grupos e receber orientações a respeito dos objetivos, metodologia e material didático do programa. Concebida pelas Secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), a iniciativa prevê que professores e alunos realizem, ao longo do ano, projetos abordando temas como biodiversidade, água, verde urbano, tratamento e separação dos resíduos sólidos. As atividades também devem envolver os moradores da região.

Segundo o secretário-executivo de Sustentabilidade da SMAS, Maurício Guerra, hoje as crianças e os jovens recebem muitas informações e até as repetem sem consciência. Mas, na escola, eles absolvem o conhecimento de forma mais completa. “Os pequenos têm um grande potencial transformador. O que aprendem na escola levam para casa e acabam mudando a própria vida, a dos pais e da comunidade. Esse é o diferencial que o programa quer alcançar”, ressalta.

Rogério Morais, secretário-executivo de Gestão Pedagógica, recorda que a educação ambiental já faz parte do currículo da rede municipal de ensino, mas o novo programa ampliará o alcance das ações. "Agora haverá uma articulação entre as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade para atingir todo o município. Essa parceria vai ajudar a criar intervenções que melhorem a vida na cidade", afirma.

Para o trabalho nas salas de aulas, os educadores contarão com um material didático composto por um guia prático de sustentabilidade, calendário ecológico, legislação relacionada à educação ambiental, filmes e um cronograma de atividades. Com a intenção de estreitar os laços dos estudantes com a natureza, os professores também serão incentivados a fazer visitas às áreas de preservação, a exemplo do Jardim Botânico do Recife e do Rio Capibaribe, através do apoio do barco escola.

Afora os passeios, as escolas terão a oportunidade de participar ativamente do calendário ecológico do Recife em 2014. Entre os eventos programados, estão a campanha de reciclagem do Movimento Limpa Brasil, em abril; a Mostra Ambiental do Recife (Maré) e a Caravana Ambiental. A Smas acompanhará o trabalho realizado pelas escolas.

Já em setembro, será promovida uma Feira de Conhecimentos na galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, para expor o resultado do primeiro ano do programa. A mostra será formada por desenhos, pôsteres, fotos, vídeos, maquetes, produções literárias e artísticas, além de outras formas de expressão dos estudantes e professores que retratem a compreensão dos problemas e das possibilidades de mudar para melhor a vida na cidade.

“Temos um material informativo rico e focado na realidade do Recife. Além disso, buscamos estimular a realização de atividades lúdicas e visitas a áreas de preservação, pois é essencial fortalecer o vínculo das crianças com a natureza. Queremos que eles absolvam o conhecimento. Queremos que eles brinquem, brinquem de ser um cidadão sustentável e se sintam parte integrante da natureza”, conclui Guerra.

Premiação - Todo o desenvolvimento do programa de Educação Ambiental nas escolas será documentado em vídeo. Ao final do ano letivo, uma festa marcará o lançamento do documentário e haverá a premiação dos professores e das escolas que mais se empenharam em disseminar conhecimento e conquistar agentes multiplicadores em defesa do Meio Ambiente.