Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 21.03.16 - 14h48

PCR leva a ação Cidadania das Mulheres para o bairro do Ibura

img_alt

Diversos serviços foram oferecidos, entre eles emissão de documentos e orientações sobre violência contra a mulher. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

 

Mais de 500 moradoras do bairro do Ibura retiraram a segunda via de documentos, fizeram exames de saúde e assistiram a apresentações culturais na ação Cidadania das Mulheres, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher. O evento ocorreu no sábado (19), na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Jordão Emereciano, também no Ibura, e reuniu um mutirão de serviços de assistência social, saúde e orientação jurídica.

A dona de casa Tatiane Medeiros, de 28 anos, levou a mãe Yonice Medeiros, de 78, para fazer os exames gratuitos promovidos pela Secretaria de Saúde municipal. “Trouxe ela para fazer os diversos exames, ver a glicose. Aproveitei também para saber um pouquinho mais sobre o Bolsa Família. O serviço da Delegacia Móvel também é muito bom para o bairro. Isso é muito importante para nós”, afirmou.

 No local, foram oferecidos exames de mamografia para mulheres de 49 a 59 anos, orientação bucal, aferição de pressão, teste de glicose, distribuição de cloreto de sódio, aplicação de flúor, distribuição de preservativos masculinos e femininos, orientação nutricional e de saúde na família. Quem visitou a ação também recebeu orientações sobre violência contra a gênero e os serviços da pasta da Mulher disponibilizados para as recifenses.

 A população teve acesso à retirada de documentação civil. Foi possível obter as segundas vias da carteira de identidade, CPF e certidões de nascimento, casamento e óbito. Além disto, estiveram presentes a Unidade Móvel da Delegacia da Mulher e o Procon.

 Na Ação, também foi realizada uma oficina lúdica com as crianças da comunidade sobre igualdade de gênero. A enfermeira Joseane Carneiro, de 35 anos, deixou o filho no local enquanto esperava na fila da documentação e diz ter adorado a atividade. “Achei muito interessante isso. Os homens precisam aprender desde cedo a respeitar as mulheres”, conclui. A oficina faz parte do projeto Maria da Penha vai à Escola, coordenado pela Secretaria da Mulher do Recife e visa promover um ambiente escolar mais igualitário para meninos e meninas.

 Cidadania das Mulheres é uma ação da Secretaria da Mulher do Recife em parceria com a Secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento e Empreendedorismo, e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Também fazem parte da atividade as secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos, Defesa Social, Governo e o Departamento de Polícia da Mulher.