Plano Municipal de Juventude foi discutido em seminário no último sábado (19)
A proposta que consolidará a política pública direcionada à população juvenil recifense foi apresentada no Seminário de Apresentação do Plano Municipal de Juventude, realizado no último sábado (19), pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ). Jovens ligados a coletivos, ONGs e associações estiveram presentes no encontro, que aconteceu no Centro de Formação de Professores Paulo Freire.
"O Plano Municipal de Juventude está composto por eixos, diretrizes, metas, prazos e objetivos estratégicos para uma política pública intersetorial e decenal. Também é composto por um plano de ação bienal, o que permite ao Conselho monitorar e reavaliar as políticas. Todos os 11 direitos previstos na juventude estão dentro desse documento. Em um ano de trabalho, tivemos muitas conquistas como a posse do Conselho, que é o maior protagonista dessa vitória, seminários e a Conferência Municipal. Isso é só o começo, mas é um começo animador", explicou o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora, na abertura do seminário. Representando o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife, Janine Fortunato pontuou que o plano garante a efetivação de políticas públicas para esse segmento da população. "Durante a sua execução, estaremos monitorando, revisando e avaliando para ver no que precisamos melhorar e isso é muito importante".
Também compuseram a mesa de abertura do seminário a secretária da Mulher do Recife, Elizabeth Godinho; o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Antônio Mendes; a presidente da ONG Mirim Brasil, Sylvia Siqueira, representando o grupo de trabalho; e a secretária executiva de Juventude e Qualificação Profissional, Maria Gentila Guedes, representando o comitê gestor. Após a mesa de abertura, o Plano Municipal de Juventude foi apresentado ao público pela gerente de Juventude do Recife, Camila Barros.
Em seguida, os presentes puderam tirar dúvidas e dar sugestões sobre o documento. Nesta segunda-feira (21), o documento foi validado durante a reunião do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife e seguirá, posteriormente, para a aprovação da Câmara Municipal do Recife.
PLANO – O Plano será um instrumento de planejamento para aproximadamente dez anos que trata a política pública de forma intersetorial, estratégica e estruturada, para os jovens. O documento tem como subsídios, as escutas feitas nas Conferências Municipais da Juventude, cuja terceira edição ocorreu em agosto do ano passado passando pelas seis Regiões Político Administrativas (RPAs) do município e proporcionando um amplo debate.