Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 21.03.16 - 14h29

Poesia na rua celebra primeira semana do Compaz

img_alt

Faixa de pedestre em frente ao equipamento foi cenário de performances com duração de um minuto. Público aprovou a iniciativa. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Para comemorar a primeira semana de funcionamento do Compaz Governador Eduardo Campos, os escritores e poetas Carlos Enrique Sierra e Sidney Nicéas levaram ao Alto Santa Terezinha o número Poesia em 1 minuto. A performance da dupla consistiu em parar o trânsito, por um minuto, e recitar uma poesia. A ação chamou atenção dos moradores e arrancou elogios. 

O apito de parar o trânsito foi respeitado. Duas cadeiras são colocadas no meio da faixa de pedestre, junto com uma garrafa de café e dois copinhos em cima de uma mesa. Cenário montado, começa a recitação. “É para que as pessoas se sintam em casa: como na sala ou na cozinha. Tomando um cafezinho e escutando poesia”, define Sidney. “Essa performance tem a intenção de quebrar a mesmice e levar uma mensagem de reflexão sobre o tempo”, explica.

Uma das primeiras a se aproximar foi Maria Luiza Batista, de 10 anos. Pouco tempo depois, já estava sentada à mesa, participando da performance. “Achei massa. Nunca tinha ouvido uma poesia”, revelou. Jefferson dos Santos, 13 anos, se sentiu como um ator. “Fiquei feliz em ver todo mundo me olhando. Também gostei do cafezinho. Estava uma delícia”, disse o rapaz que participou mais três vezes da encenação. Mas para Keven Paulo da Silva, 12 anos, a ação atingiu outro ponto destacado pelos poetas. “É a primeira vez que escuto. Vou na biblioteca conhecer mais sobre essa tal poesia”, revela o jovem morador.

Ao redor da encenação, várias pessoas pararam para ver o que estava acontecendo. Lane Ângela da Silva, 28 anos, disse que "nunca tinha visto nada parecido. É interessante ver os carros parando e as pessoas também. É a primeira vez que vejo isso aqui no Alto Santa Terezinha”, falou a manicure. 

Essa foi a primeira ação cultural promovida pelo Compaz e quem estava por perto reconheceu a iniciativa. “O Compaz renovou o Alto. Trouxe educação e lazer pra gente. Somos carentes de cultura e coisas assim (aponta para a encenação) vem agregar para a população. É uma outra direção para o futuro dos jovens”, defende Wellington Oliveira, 44 anos, pasteleiro.

 

POESIA

A proposta do Poesia em 1 minuto começou num semáforo do Derby. “Foi no dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia. Muita gente curtiu a experiência  e como amanhã, segunda (21),  é o Dia Internacional da Poesia trouxemos a ideia para comemorar duplamente no Compaz”, explica o pernambucano Sidney Nicéas. 

Carlos Enrique Sierra faz dupla com Sidney nas performances e é testemunha da transformação de equipamentos de cidadania. “Sou colombiano, de Medellín, vi e participei do processo de mudança da minha cidade. Espaços como o Compaz tem uma eficiência enorme na vida da população mais carente. Os impactos diretos são na educação, na economia e na cultura das pessoas. É preciso valorizar e cuidar ”, ressaltou o também poeta.