Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.03.19 - 16h55

Prefeitura do Recife organiza fim de semana com muitas opções de cultura e lazer

img_alt

Show de Mônica Feijó, Dia Mundial da Água, aniversário da Ciclofaixa são alguns dos destaques (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Fim de semana com muitas opções de cultura e lazer na capital pernambucana, organizadas pela Prefeitura do Recife. Nesta sexta (22), o Jardim Botânico do Recife celebra o "Dia Mundial da Água". No sábado (23), a cantora Mônica Feijó se apresenta no Paço do Frevo. O Museu da Cidade e o Murillo La Greca seguem, respectivamente, com as exposições "Cinco Pontas" e "Resistência Vaga-lume". Os seis anos da Ciclofaixa de Turismo e Lazer serão comemorados no domingo (24), com atividades especiais, realizadas pela manhã e à tarde.

CULTURA 

Resistência Vaga-lume no Museu Murillo La Greca

A exposição “Resistência Vaga-lume” se mantém aberta ao público no Museu Murillo La Greca. Ela reúne fragmentos da vida de todo dia, capturados pelas lentes de 10 fotógrafos. Os trabalhos expressam diversas formas possíveis de resistência que se fazem chama acesa em tempos sombrios, jogando luz sobre questões de gênero, relações de intimidade e materialidades. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de março. As visitações ocorrem de terça à sexta, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h; aos sábados, das 15h às 18h. A entrada é gratuita. O Museu Murillo La Greca fica na rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim. Fone: (81) 3355-3128. 

Mônica Feijó no Paço do Frevo

Sob o tema “Tempos Mulheres Virão”, neste mês de março o Paço do Frevo tem programação toda protagonizada por mulheres. Mônica Feijó é a atração do fim de semana. A cantora e compositora apresenta o show do novo álbum, "Frevo para ouvir deitado", no terceiro andar do museu, dentro do programa Sábado no Paço. Ela será acompanhada por Cacá Barreto, baixo acústico, Eduardo Buarque, viola, e Rafael Marques, bandolim. O acesso ao show é livre para quem estiver visitando o local no dia. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Informações: (81) 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao.

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

O Museu da Cidade do Recife fica aberto neste sábado (23), das 9h às 17h, e no domingo, das 9h às 16h. Em cartaz, a exposição “Cinco Pontas” que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público e que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O museu é gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A entrada é gratuita. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org.

 

MEIO AMBIENTE 

Inclusão e teatro no Econúcleo Jaqueira

O Econúcleo Jaqueira abre suas portas no sábado (23) para acolher o evento “Fazendo Acontecer Ano 4”, que ocorre das 14h às 17h. Organizado por familiares de crianças e jovens com síndrome de down, a atividade será um grande piquenique inclusivo com apresentações de dança, música, teatro e muitas outras atrações. No domingo (24), também no Econúcleo Jaqueira, será apresentada às 16h a esquete teatral: “Uma história de amor”, que narra o romance entre dois personagens da Turma Mangue e Tal e o amor pelo Rio Capibaribe. Fanpage:  https://www.facebook.com/econucleojaqueira/

 

Dia Mundial da Água, oficina e caminhada poética no JBR

Para comemorar o Dia Mundial da Água, o Jardim Botânico do Recife apresentará, neste domingo (24), o Projeto “Conversa Ambiental”, às 10h30 no Auditório do JBR. Alexandre Sávio Pereira Ramos, arquiteto e urbanista, especialista em gestão de recursos hídricos e mestre em tecnologia ambiental, ministra a palestra “Água é fogo”. Em seguida, será oferecida a oficina de mudas “Sementes do amanhã”, às 11h. Ela é destinada a quem deseja cultivar plantas em casa ou no apartamento, mostrando técnicas de cultivo e cuidados com as mudas. 

No sábado (23), ocorre a caminhada poética “Caminhos DiVersos”, às 9h. A prática vai levar os participantes para um passeio especial pelos jardim sensorial, de plantas medicinais, e pela mata. Após o passeio, os participantes são convidados a criar e recitar poemas a partir das experiências vividas no percurso. Link do JBR: http://jardimbotanico.recife.pe.gov.br

Yoga na praia

Para quem prefere curtir o fim de semana na praia, mas não abre mão de aproveitar uma programação com uma pegada sustentável, o CAT Ambiental estará repleto de atividades gratuitas e para o público de todas as idades, incluindo meditação, às 9h, com o grupo Sahaja Yoga.

 

TURISMO E LAZER

Seis anos da Ciclofaixa, novo letreiro OXE

Neste mês, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife completa seis anos. Para comemorar, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife preparou uma programação especial, neste domingo (24). Das 7h às 16h, o percurso exclusivo recebe diversas intervenções no Marco Zero, no Segundo Jardim de Boa Viagem e no bairro da Jaqueira, deixando o percurso ainda mais interessante.

Cartão-postal da cidade que também é contemplado pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer, a Orla de Boa Viagem passa a contar com um novo atrativo. Neste domingo, será inaugurado o letreiro que forma a expressão OXE, no Segundo Jardim de Boa Viagem. Assim como o outro letreiro RECIFE, do Marco Zero, este estará disponível para compor retratos e garantir a diversão de todos, recifenses ou viajantes de passagem pela cidade.

Além disso, quem estiver no Marco Zero, às 8h, poderá acompanhar a apresentação do Bloco Lírico Damas e Valetes, seguido de um café da manhã saudável.

Novos parklets

Os parques Santana e Macaxeira ganham parklets. As áreas de convivência são mais uma opção para quem frequenta os espaços. Na semana passada também foi inaugurado um parklet no Espaço R.U.A., que fica na Avenida Barbosa Lima, no Bairro do Recife.

Novos bicicletários

Outra novidade que começa a surgir a partir desde domingo são cinco bicicletários que serão instalados ao longo do percurso. O primeiro será colocado em frente ao Palácio do Campo das Princesas.

Olha! Recife

Semanalmente, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife oferece passeios guiados e gratuitos para a população e para os turistas. Desta vez, o projeto Olha! Recife realiza três opções de roteiro. No próximo dia 23, os participantes poderão passear de catamarã, com o tour Volta à Ilha, saindo às 9h, do Catamaran Tours. Já no dia 24, a caminhada abordará as histórias das esculturas de ferro da cidade, com saída às 9h, da Praça do Arsenal. E no dia 27, o passeio é pela Revolução de 1817, com saída também do Arsenal, às 14h. As inscrições abrem na próxima sexta-feira (22), às 9h, por meio do site: www.olharecife.com.br .