Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 21.03.22 - 13h13

Prefeitura do Recife promove 5a Semana Municipal da Juventude

img_alt

Evento organizado pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife pretende promover oportunidades de capacitação, empreendedorismo e engajamento político. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Apresentar as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura do Recife e fortalecer o potencial da juventude enquanto agente transformador. Estes são os objetivos da 5ª Semana da Juventude do Recife, que será realizada entre os dias 23 e 30 de março. Com o tema “Juventudes e as Oportunidades do Agora”, a iniciativa será realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD).  As ações serão promovidas pela Secretaria Executiva de Juventude em parceria com diversas Secretarias municipais, o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ) e organizações da sociedade civil.

A 5ª edição da Semana da Juventude será descentralizada em diversos locais da cidade (vide programação) e contará com atividades culturais, esportivas, de lazer, de participação política e de informação realizadas em eventos, rodas de conversa, palestras, oficinas e ações de rua. No primeiro dia da Semana, 23 de março, acontece a arena GO Recife, uma ação da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional de aceleração de oportunidades de trabalho e geração de renda. Também sobre empreendedorismo, serão realizadas diversas atividades ao longo da semana em parceria com o SEBRAE.

Já no dia 24, uma das ações de destaque é a solenidade na Câmara dos Vereadores que irá homenagear lideranças juvenis. Para isso, o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ) indicará as lideranças. Serão homenageados aqueles que se destacam frente às realizações na cidade e dialoguem com os 11 Direitos da Juventude.

No dia 28, a Sejuv lançará  uma nova edição da pesquisa “Juventude Mais Inovadora”, com o  intuito de mapear as demandas de jovens empreendedores da cidade do Recife. É preciso ficar atento ao perfil oficial da Sejuv no Instagram para obter detalhes da programação ao longo de toda a Semana da Juventude. Todas elas serão divulgadas e reforçadas pelo perfil oficial no Instagram da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv).

Já no dia 30, Dia Mundial da Juventude, serão realizados dois encontros: um com educadores de apoio da rede pública estadual de ensino médio, e outro com as organizações da sociedade civil. O objetivo de ambos será disseminar as políticas públicas e os trabalhos que vem sendo realizados com os parceiros da Prefeitura do Recife, tais como CO.LIGA, Fundação Roberto Marinho, Rede Cidadã, Instituto Aliança, entre outros.

A mobilização da juventude foi realizada pelos agentes da Sejuv, bem como pelo CMPPJ e pelos coletivos juvenis. Para participar das atividades, basta comparecer ao local e apresentar o esquema vacinal completo.