Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.03.23 - 10h55

Observatório de Turismo do Recife celebra seu primeiro ano

Diferencial na gestão, ferramenta é responsável pela coleta de dados e informações essenciais para a construção de políticas públicas voltadas para o turismo

O Observatório de Turismo do Recife (OTREC) completa seu primeiro ano de plena execução. De março do ano passado para o mesmo mês neste 2023, muito se aprofundou no que diz respeito a coletas de dados da cidade e o organismo foi essencial para essa construção. Executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o OTREC nasceu já predestinado a ser um grande legado para a cidade, especialmente por ser o responsável por manter e monitorar as pesquisas com histórico de realização.

Levantamentos de grupos de indicadores importantes, como dados do Aeroporto Internacional do Recife, Hotelaria, Atividades Econômicas do Turismo da cidade e tantas outras informações que podem ser facilmente acessadas pelo sitehttp://observatorioturismo.visit.recife.br. “Sabemos da importância e do quanto é diferencial o monitoramento e a avaliação constante das informações sobre o turismo da cidade. A gestão por dados para a realidade do turismo é relevante para a realização de planejamentos estratégicos e tomadas de decisões assertivas, assim como necessário para que os destinos sejam munidos de dados e informações constantemente atualizadas e confiáveis. Para nós, o OTREC é uma ferramenta essencial e que nos enriquece demais enquanto gestão focada em fomentar cada vez mais o turismo da nossa cidade”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

Importante ressaltar ainda que o OTREC também garantiu a ampliação de 5 para 19 o número de indicadores estudados e analisados diretamente pela gestão municipal, e organizados no Sistema de Inteligência Turística (Power BI). São eles: (1) Movimentação de passageiros no aeroporto do Recife; (2) desembarque de passageiros doméstico e internacional; (3) tráfego de cargas (aeroporto); (4) tráfego de operações (aeroporto); (5) malha aérea; (6) terminal marítimo de passageiros/movimentação de passageiros por temporadas; (7) Taxa de ocupação hoteleira; (8) diária média; (9) Unidades habitacionais dos estabelecimentos (UHs); (10) faturamento do turismo; (11) arrecadação do ISS do turismo; (12) Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Turismo; páginas do instagram (13) Visit Recife e (14) Viva Recife; os projetos de sensibilização turística (15) Olha! Recife; (16) Recife Walking Tour; (17) Recife Sagrado; (18) Parque de Esculturas; e o (19) Centro de Atendimentos ao Turista (CATs);

Através do OTREC, com o uso da tecnologia, foi possível ainda modernizar o atendimento dentro dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) vinculados à Prefeitura do Recife, munindo as equipes com sistemas próprios para captação de informação do perfil dos turistas, além de QR code com informações do turismo da nossa cidade. Outro ponto importante é que o OTREC está incluso no mapa dos Observatórios de Turismo no Brasil, ligado ao Ministério do Turismo. 

Entre as muitas conquistas do Recife, em que o OTREC foi peça fundamental, estão a consagração do Recife enquanto Destino Turístico Inteligente em Transformação (DTI) e a  inserção na Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT). Vale também destacar a participação do OTREC em treinamentos, eventos e palestras no Brasil e no exterior. 

O OTREC também foi responsável pela realização de quatro pesquisas primárias: Pesquisa de Demanda no Recife, Pesquisa do Perfil do Turista LGBT, Pesquisa de Satisfação (49ª ABAV EXPO); e Pesquisa do Perfil Socioeconômico do Turista e Excursionista no carnaval do Recife 2023.

O hotsitehttp://observatorioturismo.visit.recife.br disponibiliza todo o conteúdo produzido, tais como: Sistema de Georreferenciamento Turístico, Indicadores, Boletins, Anuários, Infográficos, entrevistas realizadas com representantes de entidades parceiras, notícias relacionadas aos dados do setor, possui também um repositório com estudos, pesquisas e artigos referentes ao cenário do turismo no Recife.