Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.03.23 - 09h32

Prefeitura do Recife faz mutirão de arboviroses e desratização em Passarinho, neste sábado (18)

Ação vai inspecionar 838 imóveis no Habitacional Miguel Arraes para identificar possíveis focos de arboviroses, além da aplicação raticida em pó e parafinado para o combate dos roedores

A Prefeitura do Recife vai promover neste sábado (18), no bairro de Passarinho, na Zona Norte da cidade, mais um mutirão de prevenção das arboviroses. Desta vez, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde municipal vão visitar 838 imóveis no Habitacional Miguel Arraes, na Rua Pereira Barreto, 406, Passarinho. A atividade, que vai acontecer das 8h às 13h, também terá ação de desratização em 300 imóveis no local com aplicação de raticida em pó e parafinado no combate aos roedores. 

Durante o trabalho, os asaces passarão orientações para a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, os agentes também realizarão o trabalho de sensibilização e conscientização da população quanto às medidas sanitárias importantes para manutenção do ambiente limpo e livre de ratos. 

Entre as orientações passadas pelos profissionais durante a desratização estão: a forma correta de acondicionamento do lixo gerado pelas barracas da orla; evitar deixar restos de alimentos nos bancos ou calçadas; e não fazer o descarte de objetos sem uso que possam servir de abrigo para os ratos.

Já durante as inspeções de arbovirose, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti e a eliminação mecânica dos focos, bem como aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. No último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), a área escolhida para a ação apresentou um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.  

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.