Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.03.23 - 09h56

Tuberculose: Secretaria de Saúde do Recife chama atenção para o diagnóstico e tratamento da doença

img_alt

Nesta sexta-feira (24) é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose. Cidade tem sete unidades de referência para atendimento ao público. Na capital pernambucana, em 2022, foram diagnosticados 1.962 novos casos da doença, dos quais 57,5% alcançaram a cura. (Foto: Arquivo/Secretaria de Saúde do Recife)


Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose, marcado para a próxima sexta-feira (24), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife aproveita para chamar atenção da população em relação ao diagnóstico precoce e a importância do tratamento da enfermidade. Apesar de ser evitável e curável, a doença infectocontagiosa atingiu, em 2021, 10,6 milhões pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A capital pernambucana foi a primeira cidade do País a implementar uma Linha de Cuidado ao Paciente com Tuberculose, em 2019. 

O documento Linha de Cuidado ao Paciente com Tuberculose uniformiza os protocolos e diretrizes presentes no Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, do Ministério da Saúde, e apresenta aos profissionais do município os fluxos assistenciais para as ações de monitoramento da tuberculose na rede municipal de saúde.

No Recife, os pacientes que têm a necessidade de atendimento pelo pneumologista (aqueles que possuam algum outro problema de saúde que pode interferir no tratamento), a Sesau conta com sete unidades de referência em todo o território: nas Policlínicas Gouveia de Barros, na Boa Vista; Albert Sabin, na Tamarineira; Lessa de Andrade, na Madalena; Agamenon Magalhães, em Afogados; do Pina, no bairro de mesmo nome; Clementino Fraga, no Vasco da Gama; e no Centro de Saúde Romildo Gomes, na Imbiribeira.

O tratamento com antibiótico para os casos de pneumonia é disponibilizado exclusiva e gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Unidade de Saúde de referência do morador da cidade, e tem duração mínima de seis meses. O diagnóstico é feito através do teste do escarro, em que é coletada amostra de secreção, mas também de forma clínica, pelos sinais e sintomas do paciente. 

A tuberculose é causada pela bactéria Bacilo de Koch e é mais comum no pulmão, mas também pode afetar ossos, rins, olhos, meninges, pele etc. A doença é transmitida por vias aéreas, pela fala, tosse ou espirro da pessoa com a doença ativa. Os sintomas são tosse por mais de três semanas, que pode ser acompanhada por febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. 

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Ainda segundo o órgão federal, cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar, em média, 10 a 15 pessoas por ano. Na capital pernambucana, em 2022, foram diagnosticados 1.962 novos casos da doença - dos quais 57,5% alcançaram a cura.

“Os pacientes que apresentarem sintomas sugestivos da doença devem procurar uma unidade de saúde, para ser avaliado por um profissional e, se necessário, realizar a baciloscopia direta do escarro, que é o principal exame para diagnosticar a tuberculose. Caso seja confirmado, é preciso iniciar o tratamento o mais rápido possível”, explica a coordenadora de Programa Municipal de Controle da Tuberculose do Recife, Monica Simplicio. 

VACINA BCG - No caso das crianças, a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente em mais de 150 salas de vacina da rede pública de saúde, auxilia na prevenção das formas mais graves de tuberculose. Para aquelas que tiverem confirmação da doença, o atendimento com o pneumologista pediátrico é ofertado na Central de Alergologia, no bairro de Santo Amaro.