Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.03.24 - 13h50

Feira criativa e espaço gastronômico movimentam Festival de Jazz do Recife

Evento será no próximo sábado (23), no Parque Santana, a partir das 15h30, e contará com a presença de chefs renomados da cidade e atividade de economia criativa, reunindo 40 marcas locais de vários segmentos

Além de um espaço agradável e de boa música, o Festival de Jazz do Recife, marcado para o próximo sábado (23), no Parque Santana, também vai oferecer ao público presente uma experiência gastronômica com a presença de chefs renomados da cidade. O espaço ainda vai receber uma Feira Criativa, com variadas marcas e segmentos de empreendedores locais.

Os quiosques instalados no Parque Santana vão receber uma ação inovadora ao longo do festival. Chefs de cozinha local vão se juntar aos permissionários das barraquinhas para oferecer criações gastronômicas, que serão vendidas a preços populares. Entre os pratos a serem comercializados estão petiscos, hambúrgueres, comida vegana, salgados e sobremesas preparados pelos chefs César Santos, Rapha Vasconcelos, Cláudia Luna, Rafhael Diniz e Natália Kelsch. A praça da alimentação ainda vai contar com outras duas operações, no segmento de bar. O horário de funcionamento será das 15h30 às 23h. 

A ação, que está sendo promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e está sob a coordenação do Instituto César Santos, também contou com uma etapa de requalificação dos empreendedores que atuam nos quiosques. Esses comerciantes tiveram acesso a uma consultoria presencial, na qual receberam orientações técnicas sobre temas como desenvolvimento de cardápios, precificação, estrutura operacional da cozinha, montagem e finalização de pratos, assim como instruções sobre boas práticas na manipulação segura de alimentos e protocolos das autoridades sanitárias. O treinamento ainda contou com ensinamentos sobre acondicionamento de insumos e aplicação de boas práticas sustentáveis, entre outros.

Já a Feira Criativa, sob a curadoria da Crabolando, reunirá 40 marcas locais de variados segmentos: moda, acessórios, decoração, entre outros. Todos os participantes são pequenos empreendedores locais, inclusive, dois deles são do setor de serviços, tais como caricatura, com Samuca Cartum, e Quick Massage, com Camila Natali. O espaço é uma oportunidade para valorizar e ser vitrine para pequenos empreendedores pernambucanos e vai funcionar das 15h às 22h.

 

FESTIVAL DE JAZZ – O Recife vai receber um dos maiores eventos de Jazz e Blues que já aconteceu na cidade. O Parque Santana vai recepcionar, a partir das 15h30, alguns dos melhores artistas desse gênero musical no Brasil, vindos de várias partes do país para participar, especialmente, das festividades do aniversário da cidade.

Abrindo a programação, o festival conta com a apresentação do maestro Spok, em parceria com o saxofonista Derico e o Sexteto do Jô. Na sequência, a banda pernambucana Vintage Pepper divide o palco com um dos principais gaitistas de Blues da atualidade, o carioca Jefferson Gonçalves.

A Uptown Band, pioneira da cena do Blues em Pernambuco, recebe a herdeira musical de Dominguinhos para homenagear o Mestre com versões para o Jazz de seus sucessos. Além disso, a apresentação contará com a participação dos guitarristas baianos Eric Assmar e Armandinho. 

 

A programação segue com o show da banda de Soul music Serial Funkers acompanhada de Simoninha, herdeiro musical de um dos maiores nomes da música brasileira, Wilson Simonal, além da cantora Luana Camarah e de Léo Gandelman, um dos melhores saxofonistas da atualidade, que transita da MPB ao Jazz.

Fechando a noite, e o festival, o cantor Jorge Vercillo fará um grande show ao público. Além de ser um nome consagrado da MPB, também transita com desenvoltura em renomados festivais de Jazz no Brasil. Sua banda é composta por alguns dos principais músicos de Jazz do país.

A Mobile Jazz Band se apresentará nos intervalos das principais atrações. O grupo de “street Jazz” vai levar para o Parque Santana o som do jazz tradicional de rua, que nasceu em New Orleans.

 

PROGRAMAÇÃO:

15h30 - Derico e Sexteto do Jô com maestro Spok

17h - Vintage Pepper e Jefferson Gonçalves

18h30 - Uptown Band com Armandinho, Eric Assmar e Liv Moraes

20h - Serial Funkers com Simoninha, Luana Camarah e Léo Gandelman

21h30 - Jorge Vercillo