Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Ação Inverno | 21.04.23 - 13h58

Prefeitura do Recife entrega a 500ª escadaria requalificada

img_alt

Gestão municipal já atingiu 50% da meta estabelecida, que é recuperar mil equipamentos no período de quatro anos. (Foto: Wagner Ramos/PCR)


A Prefeitura do Recife alcançou a marca de 500 escadarias requalificadas. O número representa metade da meta estipulada pela gestão, que é recuperar mil equipamentos na cidade dentro de quatro anos. Quem comemorou a marca foi a população residente na Rua da Vitória, no Ibura (Cohab), que recebeu a obra concluída, que proporciona mais conforto e segurança para todos. 

Não tem satisfação maior do que a gente chegar aqui e mostrar a obra pronta. Essa é a escadaria número 500 que a gente requalifica na cidade. E não é só a escadaria, as requalificações envolvem  o passeio, a drenagem, corrimão, iluminação de LED e a rampa, para subida de bicicleta, ou moto. A gente fez esse compromisso de requalificar mil escadarias em quatro anos e chegamos a metade desse trabalho. E essa ficou muito especial, porque foi feita junto com a comunidade. Não é fácil tirar do papel 500 obras diferentes em vários locais da cidade. Mas, com compromisso, a gente mostra que é possível fazer e que dá pra fazer bem feito, como a gente fez aqui”, destacou o prefeito João Campos durante visita à Rua da Vitória. 

Além dos reparos nos degraus e canaletas, nas obras da Rua Vitória, que tiveram início no final de janeiro, foram implantados 76,30 metros de corrimão, proporcionando mais segurança e dignidade aos moradores do local. O investimento total foi de mais de R$ 206 mil. 

A escadaria também passou por uma transformação colorida para tornar o espaço mais alegre e convidativo. Além da pintura dos 106 degraus, a fachada das casas da escadaria e um trecho da Rua da Assembleia também ganharam cores vivas. Logo na entrada, é possível notar o piso preenchido com brincadeiras para despertar a imaginação e criatividade das crianças, tornando o espaço mais lúdico e estimulante para elas. A iniciativa foi realizada pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana em parceria com as Tintas Coral e resultou em uma nova paisagem urbana atraente para os moradores e visitantes da região. 

Morador da localidade há 34 anos, seu Zé Maria era só contentamento com a nova escadaria “Isso aqui está uma maravilha. Ficou bonito demais. E foi rápido, viu? Antes de dois meses estava pronto". 

Escadarias - Em 2022 a Emlurb beneficiou diversas escadarias nos morros da cidade com intervenções de reparos e implantação de corrimão. Foram 270 escadarias requalificadas, levando mais segurança, conforto e dignidade aos moradores das áreas de morro do Recife, com 11.223 metros de corrimão instalados.  O total investido foi de R$ 16 milhões.