A Prefeitura realiza Pré-Conferência da Mulher em Afogados
Durante o encontro, foram eleitas as 20 delegadas que irão representar a RPA-5 na V Conferência Municipal da Mulher.
Por Pablo Ravel
Cerca de 200 mulheres participaram, na tarde deste sábado (21), de mais uma Pré-Conferência Municipal da Mulher, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher. A atividade ocorreu na Escola Municipal Antonio de Brito Alves, em Afogados (RPA-5), e colocou em discussão o Plano Municipal para Efetivação de Políticas para as Mulheres. Durante o encontro, foram eleitas as 20 delegadas que irão representar a RPA-5 na V Conferência Municipal da Mulher.
A atividade teve início com a mesa de abertura, que contou com a participação da secretária da Mulher, Rejane Pereira. Este é um momento muito importante e diferencial para nós mulheres, com grande referência à construção do Plano para aprovação das metas, prazos e recursos que visam efetivar e consolidar o compromisso do governo municiapal para com a vida das mulheres. Será uma conferência deliberativa, onde quem decide sobre as politícas públicas para as mulheres, são as próprias mulheres, disse Rejane. Também compuseram a mesa, a delegada do Fórum Temático da Mulher, Claudia Silva; e a representante do Conselho Municipal da Mulher, Rosângela Santos.
É um prazer imenso poder participar deste evento que conta com a presença de tantas mulheres. É importantíssimo que nós continuemos lutando para que nossas reinvidicações continuem sendo atendidas pela gestão. Só nós que podemos dizer quais são as nossas necessidades, afirmou a representante do Conselho Municipal da Mulher, Rosângela Santos.
Através do voto, a população elegeu também os três temas prioritários a serem implementadados pela Prefeitura do Recife - introdução do conhecimento sobre a vida das mulheres negras na comunidade; estimular o trabalho das mulheres na RPA; e a questão do enfrentamento da violência contra as melheres. Até agora já temos 24 propostas. Com a realização destas pré-conferências, podemos chegar a 48 propostas para o próximo Plano Municipal para Efetivação de Políticas para as Mulheres, que vai até 2013, concluiu a secretária.
Serviço - O evento contou ainda, com uma brinquedoteca, onde as mães podiam deixar as crianças enquanto participavam da atividade. Também foram montadas na Escola, duas barracas da Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária, onde as mulheres puderam expor e vender os seus produtos.