NOTÍCIAS

Cultura | 21.05.12 - 14h55

Guarda Municipal do Recife se prepara para Copa do Mundo

Além de aumentar a corporação com 200 novos agentes, a Prefeitura do Recife está capacitando os guardas em cursos de espanhol, inglês, turismo e Chefia e Liderança

Por Aryen Apoena

Com o objetivo de prestar o melhor atendimento à população e turistas que visitarão a capital pernambucana durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, a Guarda Municipal do Recife (GMR) vem se preparando, em ritmo acelerado para fazer bonito durante o evento. Desde agosto de 2011, os agentes estão participando de cursos de capacitação e aperfeiçoamento promovidas pela Prefeitura, por meio da Escola de Gestão Pública. Ao todo, já foram capacitados mais de 300 agentes, que participaram dos cursos Espanhol para o Turismo, Inglês Básico, Introdução ao Turismo e Chefia e Liderança. Outros 37 agentes estão recebendo capacitação e até 2014 a previsão é que todos os agentes passem pela formação.

De acordo com o inspetor Flávio Romárico, comandante da GMR, além dos cursos promovidos pela Prefeitura, os agentes também estão participando de outras capacitações realizadas em parceria com o Governo Federal. “Dentro do projeto de capacitação dos profissionais de segurança pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), mais 120 agentes vão poder participar de cursos em áreas como Análise Criminal, Aspectos Jurídicos da Abordagem, Gerenciamento de Crise, Ocorrência envolvendo Bombas e Explosivos, entre outros”, explica.

Para o secretário da Secopa Recife, Amir Schvartz, o fortalecimento da Guarda Municipal através do processo de capacitação é mais um legado do trabalho de preparação para a Copa do Mundo da FIFA 2014. “Depois de participarem de todos esses cursos, os agentes estarão aptos para atuarem em grandes eventos que já começam a acontecer e se tornarão mais freqüentes nos próximo anos, além de estarem preparados para prestar um serviço muito mais qualificado à população do Recife e aos turistas no dia a dia”, afirma.

A GMR terá um papel relevante durante o evento mundial. Segundo o Caderno de Atribuições da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, a Guarda Municipal ficará responsável por fortalecer as ações de segurança do patrimônio e controle dos espaços públicos do Município; colaborar ou exercer, quando for o caso, nas ações de defesa civil; realizar as operações de trânsito onde detenham tal competência ou auxiliar o órgão de trânsito municipal; participar dos conselhos comunitários de Segurança Pública e promover a mediação e a resolução pacífica dos conflitos sociais.

Ampliação - Atualmente, a Guarda Municipal do Recife tem cerca de 1.000 agentes, subinspetores e inspetores. Recentemente, foi concluído um concurso público e durante os próximos dois meses serão incorporados mais 200 guardas. A instituição é a mais antiga da categoria no Brasil, foi criada em 1893 e tem em suas atribuições o monitoramento do trânsito, preservação do patrimônio público e natural do Recife, segurança escolar entre outras.