NOTÍCIAS

Cultura | 21.05.12 - 09h12

Parques de Santana e Apipucos com obras na fase final

Com 60% das intervenções concluídas, parques de Santana e Apipucos serão nova atração da Zona Norte no segundo semestre. A ação integra o Capibaribe Melhor

[caption id="attachment_18605" align="alignleft" width="334" caption="Parque de Santana está sendo expandido de 26 mil m² para 63 mil m². Foto: Carlos Oliveira"][/caption]

Os recifenses, em especial os moradores da Zona Norte, aguardam a inauguração de duas grandes áreas verdes da cidade que estão com obras avançadas. Os serviços seguem dentro do cronograma estipulado pela Prefeitura do Recife e fazem parte do projeto Capibaribe Melhor. Com investimento de R$ 24,5 milhões, os parques de Apipucos, Santana e Caiara (este último na Zona Oeste) oferecerão quadras, espaços de educação ambiental, áreas para eventos, brinquedos entre outras dezenas de atrativos para os recifenses.

O Parque de Santana está sendo expandido de 26 mil m² para 63 mil m². Com 70% das obras concluídas, a intervenção é a mais adiantada e vai beneficiar cerca de 72 mil habitantes de Casa Forte, Parnamirim, Poço da Panela, Dois Irmãos entre outros bairros. No local, estão sendo construídas duas quadras poliesportivas, campo de futebol, estacionamento, área para eventos, pistas de caminhada e skate, espaço para bicicross, além de ciclovia e Academia da Cidade. A previsão de inauguração é já para julho próximo.

Em Apipucos, a primeira etapa das obras está 60% concluídas. No entorno da área de lazer de 89 hectares, 92 mil habitantes serão beneficiados pela intervenção.  O projeto do parque prevê a criação de uma área onde a educação ambiental será o foco principal, tendo para isso um espaço público de contemplação, lazer recreativo e cultural. A criação da área também facilitará à população a visualização do Rio Capibaribe, na parte leste do equipamento. O trecho será chamado de “Janela para o Capibaribe” e abrigará o Polo Recreativo-Cultural. O conjunto dessas intervenções já deve estar pronto no próximo mês.

O Parque de Apipucos terá ainda estacionamento para carros e ônibus (visto que será um ponto para excursões de estudantes), quiosques para alimentação, piers, mirante, pedalinhos, passeios e ancoradouro, além do atrativo da academia de ginástica voltada para idosos. Também serão urbanizadas e arborizadas as margens do tradicional açude de Apipucos, situado no lado esquerdo do Rio Capibaribe, próximo à BR-101, por meio da criação do Polo de Educação Ambiental, e será implantado o Programa de Peixamento. Outra atração do espaço de lazer é um anfiteatro natural onde serão realizados eventos.

O projeto Capibaribe Melhor também vai contemplar a população da Zona Oeste com a reforma do Parque do Caiara. O espaço de lazer tem uma área de 11 hectares e fica situado no bairro da Iputinga. O local vai receber três quadras poliesportivas, campo de futebol, uma pista de atletismo profissional com estrutura para arquibancada, parque infantil e uma academia de ginástica, além da refinaria multicultural. O Caiara deve ser concretizado até novembro e vai beneficiar 115 mil habitantes da região.

Capibaribe Melhor - As obras dos parques de Apipucos, Santana e Caiara fazem parte do projeto Capibaribe Melhor, que também prevê a construção de um complexo viário para melhorar o trânsito da Zona Oeste. Já foram iniciadas a pavimentação de vias na Iputinga e será construída uma ponte para fazer ligação com o bairro de Santana. O conjunto de intervenções tem recursos da Prefeitura do Recife e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A expectativa é inaugurar o complexo viário em 18 meses.

A realização dessas intervenções tem como objetivos possibilitar o uso coletivo público das margens do Rio Capibaribe; aumentar o acesso da população à infraestrutura urbana e serviços essenciais; reduzir a degradação ambiental de canais e do próprio Rio Capibaribe provocada pelo uso e ocupação inadequados de suas margens; promover a integração física das margens esquerda e direita do rio no trecho mais adensado de sua bacia no Recife, melhorar a acessibilidade e mobilidade da população.