NOTÍCIAS

Cultura | 21.05.12 - 15h48

Prefeitura do Recife combate poluição em mangues do Rio Capibaribe

Expectativa é que sejam recolhidas mais de oito toneladas de lixo no mutirão de limpeza

Importante patrimônio natural do Recife, o Rio Capibaribe recebe, desta terça (22) até quinta (24), sempre a partir das 8h, uma ação de limpeza nas margens, que compõem o manguezal na área central da cidade. O serviço acontece no Cais da Aurora, entre a Ponte da Boa Vista, próximo à Assembleia Legislativa, e na altura da Ponte do Limoeiro.

Para o mutirão, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) mobilizará 20 garis, por dia, equipados com ferramentas adequadas para auxiliar na remoção do lixo. A expectativa desta ação é remover cerca de oito toneladas de variados resíduos, desde sofás a garrafas PET, que são despejados irregularmente no leito do Capibaribe.

Segundo Avelino Pontes, gerente de Limpeza Urbana da Emlurb, o trabalho de preservação do rio e suas margens é feito periodicamente. “Com apoio de dois barcos retiramos resíduos diariamente, mas através desses mutirões é que conseguimos remover uma maior quantidade de lixo e entulhos que são despejados, como pedaços de madeira, plástico e até geladeiras e sofás”, disse o gerente de fiscalização, Avelino Pontes.

Recentemente a Prefeitura promoveu duas grandes ações de limpeza no Capibaribe. Em setembro de 2011 e em março deste ano, foram mobilizados 60 homens e um barco para remoção dos resíduos. Após a recolher o lixo, os materiais foram repassados aos catadores dos núcleos de triagem da PCR. O objetivo foi de sensibilizar as pessoas quanto ao lixo retornável à cadeia produtiva, gerando benefícios sociais, ambientais e financeiros para a sociedade.