NOTÍCIAS

Cultura | 21.05.13 - 17h50

Aula-concerto encanta estudantes no Teatro de Santa Isabel

[caption id="attachment_34353" align="alignnone" width="680"] Quinhentos alunos da rede municipal atendidos pelo Programa Bolsa Escola descobrem o universo da música erudita. (Foto:Irandi Souza/PCR)[/caption]

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) realizou na manhã desta terça-feira (21) uma apresentação para 500 estudantes da rede municipal de ensino beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM). A aula-concerto ocorreu no Teatro de Santa Isabel e proporcionou aos alunos a descoberta do universo da música erudita.

Ao longo da apresentação, os estudantes conheceram os instrumentos que formam uma orquestra, as funções de cada grupo ou família musical e a diferença entre uma sinfônica e uma filarmônica. A intenção é ampliar as perspectivas escolares para além da sala de aula, por meio do acesso a atividades culturais.

No início da aula-concerto, os estudantes foram apresentados à ópera Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini. Nesse momento, a estudante Mikaelle Steiney Silva, 8 anos, da Escola Novo Mangue, na Ilha Joana Bezerra, ressaltou seu amor pela música. “Faço aula de violão à tarde na minha escola, depois de estudar de manhã. Mas aqui eu pude conhecer o violino. Quero muito aprender esse instrumento para me tornar uma profissional”, revelou.

Após cerca de uma hora de apresentação, a Orquestra Sinfônica do Recife encerrou a aula com homenagem a Johann Sebastian Bach, tocando trecho da ópera Orfeu no Inferno.

Os 500 alunos que participaram do concerto estudam em dez unidades de ensino da rede municipal. As Escolas Municipais Josefina Marinho (Casa Amarela), Almirante Soares Dutra (Cabanga), Novo Mangue (Ilha Joana Bezerra), Vila São Miguel (Afogados), Hugo Gerdau (San Martin), Paulo VI (Linha do Tiro), Creuza de Freitas Cavalcanti (Torrões), Engenho do Meio, no bairro do mesmo nome, Octávio de Meira Lins e Aderbal Galvão (ambas no Vasco da Gama) mandaram uma turma de 50 alunos cada uma.

A diretora da Unidade de Apoio Social da Secretaria de Educação do Recife, Paula Carneiro Machado, lembrou que essa foi apenas uma das atividades culturais oferecidas pelo Bolsa Escola Municipal. “Durante este mês de maio promovemos, por meio do programa, atividades pedagógico-culturais que buscam a inclusão social, como aula-passeio no Barco Escola Águas do Capibaribe e visita à Oficina Francisco Brennand. A ação de hoje possibilita aos alunos beneficiários um momento cultural diferente”, reforçou.

Bolsa Escola – O PBEM é um programa de inclusão social e de transferência de renda destinado a famílias de baixo poder aquisitivo. Tem como objetivo proporcionar melhoria na qualidade de vida e contribuir para a permanência das crianças na escola. Além de assegurar um complemento de renda, o Bolsa Escola realiza eventos socioculturais para famílias inscritas no programa, como visitas a museus, passeios ecológicos pelo Rio Capibaribe, encaminhamento para o Programa Escola Que Protege e inclusão em cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura do Recife.