NOTÍCIAS

Cultura | 21.05.15 - 20h22

Prefeitura realiza atividades que marcam os 85 anos da passagem do Zeppelin pelo Recife

img_alt

pelo Recife As atividades acontecem em parceria com as associações Preservação Ambiental do Zeppelin e das Mães do Zeppelin e a programação acontecerá no Parque do Jiquiá. (Foto: Lú Streithost/ PCR)

 

"Uma baleia voando". Foi essa a expressão usada pelo escritor pernambucano Ascenso Ferreira ao descrever a passagem do Graf Zeppelin pelo Recife há exatos 85 anos. Em comemoração à data, a Prefeitura do Recife programou para amanhã (22) atividades que acontecerão no entorno da única torre de atracação de zeppelin ainda de pé no mundo, no Parque do Jiquiá. As atividades programadas acontecem em parceira com as associações de Preservação Ambiental do Zeppelin e das Mães do Zeppelin e começam a partir das 8h.       

A programação contará com apresentações culturais organizadas pela própria comunidade e de banda marcial do Colégio Mônica Feijó, queima de fogos e recreação infantil. A iniciativa faz parte de uma série de articulações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo que busca integrar e incentivar os moradores das áreas vizinhas ao Parque do Jiquiá, como Mangueira, Mustardinha e Afogados, de conhecer uma parte da história da cidade tão pouco explorada ainda.

A cena do zeppelin com mais de 200 metros de cumprimento sobrevoando a cidade marcou o imaginário dos recifenses há mais de 8 décadas e gera hoje a curiosidade das pessoas em saber mais sobre o tema. A única torre de atracação de zeppelin ainda de pé no mundo é um importante marco de um trecho da história do Recife que é relembrada por meio de fotos, cartas e selos produzidos à época.

A torre foi restaurada recentemente pela Prefeitura do Recife, sendo o trabalho técnico realizado pelo artista plástico Jobson Figueiredo. Em janeiro deste ano, 20 jovens do Jiquiá e de bairros do entorno participaram de um curso de auxiliar de restauração. Fruto da participação no curso, que foi oferecido gratuitamente pela prefeitura, surgiu a Associação de Preservação Ambiental do Zeppelin (Apaz).

Associação de Preservação Ambiental do Zeppelin (Apaz) - Fruto do trabalho feito ao longo das aulas de auxiliar de restauração, a formalização da Associação de Preservação Ambiental do Zeppelin (Apaz) agora é uma realidade viva no entorno do Parque do Jiquiá. Formada pelos 20 alunos que fizeram o curso, a Apaz começa a ganhar voz e tudo o que foi visto em sala durante três meses de aula começa a ganhar as ruas de bairros como o próprio Jiquiá, Mangueira, Mustardinha e Afogados.