NOTÍCIAS

| 21.05.15 - 15h45

Semana do bebê ensina cuidados para crianças com elementos da cultura africana

img_alt

A programação da Semana do Bebê chegou até a comunidade UR – 1, no Ibura, com o a ação Ninar nos Terreiros, organizado pela Política de Saúde da População Negra, da Secretaria de Saúde do Recife. O evento realizado na tarde de quarta-feira (20) no terreiro Abassá Kaiangu Kitembu mostrou para os participantes maneiras de cuidar de crianças até os cinco anos utilizando a cultura africana.

No início, o Maracatu Leão da Campina, que foi Vice-Campeão do Carnaval 2015 do Recife, abriu a programação com muita música. Para a comerciante Ana Agrício, o maracatu significa o resgate de uma cultura que não pode ser deixada para trás. “Pra mim, começou como um hobbie, mas agora já faz parte da minha vida. O maracatu funciona como um resgate da juventude, das crianças e dessa cultura maravilhosa que não podemos deixar morrer”, disse Ana.

Logo depois, as crianças puderam ouvir a história de Exu e a Galinha da Angola, contada pela coordenadora pedagógica Ana Benedita. “Aqui, no terreiro, nós aprendemos a respeitar os mais velhos e a experiência de contar histórias para essas crianças foi maravilhosa. Eu me coloquei como alguém mais velho e me senti respeitada por elas”, contou Ana Benedita. A pequena Nathally tem 7 anos e já é a rainha do Maracatu Leão da Campina. “O que eu mais gostei aqui hoje foi da história que a gente ouviu”, disse a menina.

A primeira dama, Cristina Melo, se emocionou ao ver o cuidado com as crianças. “Eu acho que é muito importante se dedicar às políticas de inclusão social e quando recebi o convite não poderia deixar de vir. Foi uma tarde muito gratificante”, contou.

No final da programação, cada mãe abraçou o seu filho para ninar ao som de uma música de origem africana. Para Sony Santos, Coordenadora de Política de Saúde da População Negra, o evento foi positivo para difundir os costumes africanos na cidade. “É importante trazer a Semana do Bebê para dentro do terreiro, porque mostra respeito a essa cultura”, destacou Sony.