Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 21.05.18 - 18h34

Orquestra Sinfônica do Recife oferece agenda gratuita de música erudita no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Amanhã (22) e quarta (23), recifenses têm dois compromissos com compositores e composições clássicas: o projeto Concertos para a Juventude, destinado a crianças e adolescentes, e o concerto oficial de maio. (Foto: Daniel Tavares/Arquivo PCR)

 

 

A música erudita toma conta da programação do Teatro de Santa Isabel nesta penúltima semana de maio. Cumprindo sua agenda de apresentações mensais, a Orquestra Sinfônica do Recife tem dois encontros marcados com o público recifense, amanhã (22) e na quarta-feira (23). A agenda, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, começa com um concerto-aula, dedicado a jovens e crianças, a partir das 10h desta terça-feira. E culmina, no dia seguinte, com o concerto oficial de maio, o terceiro da temporada 2018, que será realizado a partir das 20h desta quarta-feira.
 
O programa preparado para as duas ocasiões pelo regente da orquestra, Marlos Nobre, começa com a abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha, composta pelo italiano Gioacchino Rossini, considerado um dos mais bem sucedidos compositores eruditos da história. “A obra, escrita no tempo recorde de três semanas, estreou 20 de fevereiro de 1816e foi um fracasso retumbante: a plateia vaiou e gracejou durante todo o espetáculo, que contou ainda com diversos incidentes no palco. A segunda performance teve um destino muito diferente, e fez com que a obra se tornasse um grande sucesso”, diz o maestro Marlos Nobre.
 
Da Itália, o passeio pela música erudita seguirá com destino à Alemanha, com a execução da Sinfonia nº 4 em Re menor, opus 120, obra do compositor Robert Schumann, considerada pelo maestro da Orquestra Sinfônica do Recife como o ponto culminante de todo o trabalho de Schumann. “A obra destaca-se por sua perfeita unidade estrutural, com o entrelaçamento sutil e perfeito entre as distintas atmosferas dos quatro movimentos desta grande sinfonia, que serviu de fundamental inspiração aos compositores que viriam depois, como Brahms, Liszt e Wagner”, afirma o maestro.
 
Para que a Sinfonia nº 4 inspire também pequenos recifenses e arrebate novas plateias para a música erudita, a Orquestra Sinfônica do Recife recebe crianças e jovens para uma aula sobre compositores e composições eruditas amanhã, a partir das 10h. Criado pelo maestro Marlos Nobre, o projeto Concertos para a Juventude é realizado todo mês, sempre um dia antes do concerto oficial.  A aula é gratuita. Para participar, basta fazer a inscrição pelo telefone 3355-3323.
 
Na quarta-feira, a partir das 20h, a Orquestra mais antiga em atividade ininterrupta do país, volta ao palco do Teatro de Santa Isabel para sua apresentação oficial de maio. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.
 
 
Serviço:
 
Concertos para Juventude
 
Data: Terça-feira, 22 de maio
Horário: 10h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Inscrições: 3355-3323
 
Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife de maio
 
Data: Quarta-feira, 23 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca
Informações: 3355-3322