Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Política Urbana | 21.05.20 - 15h16

Prefeitura do Recife chega a 144 estabelecimentos autuados em fiscalização do comércio

img_alt

Água Fria foi o terceiro bairro a receber nesta semana a operação de orientação e fiscalização do decreto de quarentena. No bairro da Zona Norte 68 estabelecimentos foram autuados e 15 tiveram que fechar as portas. Mercado e Feira Nova tiveram o acesso ordenado com distribuição de máscarsa e alcool em gel (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais um largo comercial do Recife passou por uma operação de fiscalização orientação em relação às determinações do Decreto Estadual 49.017, que estabeleceu a quarentena rígida no Recife e em outras quatro cidades da Região Metropolitana. Nesta quinta-feira (21), em Água Fria, Zona Norte da cidade, cerca de 140 servidores da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco estiveram nas ruas para garantir o cumprimento do Decreto. 

Entre as ações, comércios formais e informais foram fiscalizados, houve distribuição de máscaras, colocação de álcool e a sanitização dos espaços públicos. No bairro, ao todo, 68 estabelecimentos foram notificados, dois quais 15 tiveram as atividades encerradas entre a quarta e a quinta-feira (21). Desde o início da quarentena mais rígida, no último sábado (16), 144 comércios já foram notificados em Casa Amarela, Nova Descoberta e Água Fria. Destes, 40 foram fechados e 104 adequados às determinações do decreto.

A Prefeitura do Recife esteve presente com cerca de 140 profissionais da Dircon, Guarda Municipal, Csurb, CTTU, Procon e outros órgãos. Durante a ação, vários estabelecimentos do comércio formal e pessoas do comércio informal foram abordadas, o que resultou em 53 notificações para ajustes e adequações, e 15 em embargos ou encerramentos de atividades que não estão autorizadas pelo Decreto Estadual. Entre elas, estavam barbearias, lanchonetes, lojas de produtos para festas, bares, lojas de manutenção de eletrônicos, obras da construção civil, entre outras.

A Chefe da Divisão Norte da Dircon, Suellen Chagas, explicou que o trabalho começa com a conscientização das pessoas. “Nós primeiro explicamos aos proprietários dos estabelecimentos formais e informais como eles devem atuar cumprindo o Decreto Estadual. Caso algum desses estabelecimentos descumpra, aí nós notificamos e em seguida encerramos a atividade. Durante este período, o que vale para a comercialização e como isto é feito, é o que está definido no Decreto”, explicou.  

A Prefeitura do Recife também realizou a distribuição de máscaras, informativos e a aplicação de álcool 70% na entrada do Mercado Público e da Feira Nova de Água Fria e manterá as ações de distanciamento e higienização que já vêm sendo realizadas dentro de equipamentos públicos. A Guarda Municipal prestou apoio ao trabalho realizado pelos servidores e também organizou filas para que se respeitasse o distanciamento, a exemplo da Casa Lotérica do bairro.

Já o Procon, além de fiscalizar o cumprimento do Decreto Estadual, também realizou o monitoramento dos preços aplicados nos produtos em alguns estabelecimentos para verificar se existe abuso no valor ou produtos impróprios para venda. “Estamos verificando se estes estabelecimentos estão cumprindo o número indicado de clientes por vez, se estão oferecendo álcool gel, mas também estamos fiscalizando outras demandas, como, por exemplo, de produtos vencidos que estão à venda. Também estamos recebendo muitas denúncias do aumento do preço e por isso estamos vendo, através das notas fiscais de compra das lojas, se houve algum aumento que justifique aumentar também para o consumidor”, destacou Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.

Outra ação de destaque no entorno do Mercado Público e da Feira Nova foi o processo de sanitização realizado por Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e outros profissionais das equipes da Vigilância Ambiental do Recife. O trabalho consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cujo efeito tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas. Já a CTTU montou esquema especial de trânsito no local com pontos de observação educativa.

O Projeto Arte que Cura fez parte da ação com a campanha Varal do Bem (Eu cuido de você e você cuida de mim). Na entrada da Feira Nova de Água Fria foi montado um painel com máscaras gratuitas para a população. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que vem promovendo ações de incentivo à população através das artes, com algumas das máscaras trazendo mensagens de reflexão e afeto como “Eu cuido de você e você cuida de mim’, ‘Lave as mãos’, ‘Distância é Amor’, ‘Se proteja’ e ‘Vai passar’.