Vendedores e ambulantes do Pina e Boa Viagem passam por oficinas de capacitação promovidas pela Prefeitura do Recife
Recifenses e turistas que forem curtir as praias da capital pernambucana poderão contar com um atendimento mais dedicado e qualificado por parte de ambulantes, barraqueiros, quiosqueiros e comerciantes. Desde 22 de abril, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, está ofertando diversas oficinas e cursos de qualificação aos vendedores da área como parte do Projeto Orla. As atividades estão sendo realizadas no Empresarial Cidade Sul, na avenida Conselheiro Aguiar, 5025, em Boa Viagem.
Inicialmente, a captação dos comerciantes para as oficinas se dá por meio de abordagem de 17 agentes de negócios espalhados no trecho de orla que vai do Hospital Aeronáutico ao Buraco da Velha. Os agentes foram divididos em três áreas: Areia (barraqueiros e ambulantes), Calçada (quiosques) e Frente mar (feira de boa viagem, hotéis, pousadas e pequenos comércios). No primeiro momento, os agentes fizeram um levantamento do perfil do comerciante, com informações sobre renda, situação financeira e educacional.
Até o dia 10 de maio, cerca de 1000 comerciantes já foram abordados pelos agentes e passaram pelo processo de entrevista, com 200 deles já tendo participado de pelo menos uma oficina.
Ainda estão previstas para ocorrer oficinas sobre Gerenciamento de Negócios; Boas práticas de Atendimento ao Cliente; Ampliação de Vendas; Manipulação de Alimentos; Venda Digital Através do Whatsapp e Responsabilidades na Vida dos Empreendedores.
Com as oficinas, que estão sendo administradas pelo Néctar, instituto com larga experiência na execução de cursos nas áreas de qualificação profissional e empreendedorismo, a Prefeitura do Recife busca promover o empreendedorismo e geração de renda para toda cidade ao fortalecer a experiência turística e o lazer de seus cidadãos.
Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do município, reconhece no projeto uma forma de tornar a experiência turística e de lazer dos cidadãos ainda melhor, garantindo mais emprego e renda para o Recife. “Tanto o turista que vem nos visitar quanto o cidadão que busca um momento de lazer em seu dia de folga buscam um atendimento mais qualificado e integrado, que respeite seu momento e entenda suas demandas. Com essas oficinas e cursos, esperamos que nossos vendedores estejam mais preparados para lidar e suprir as exigências do público, garantindo a sua volta”, explica.
Projeto Orla - O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear e um novo espaço de convivência da população na cidade.
A Prefeitura do Recife já entregou 60 quiosques ao longo da Avenida Boa Viagem, 14 banheiros requalificados e está executando as obras de mais seis. Além disso, atualmente estão sendo feitas as requalificações dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa e da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. Também foi iniciada a construção da primeira centralidade: Porto Terra Nova, no mesmo bairro.