NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.12 - 18h12

Bolsa Escola Municipal promove passeio ecológico para beneficiárias

Cerca de 30 mães de estudantes da Escola Municipal Novo Mangue foram convidadas para a aula-passeio

Por Fábio Callado

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL) realiza mais uma incursão pedagógica para beneficiárias do Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM). O destino desta vez será uma aula-passeio a bordo do Catamarã Águas do Capibaribe, que sairá do Marco Zero, às 15 horas, nesta quinta-feira 21. Para esse passeio foram convidadas 30 mães, cujos filhos estudam na Escola Municipal Novo Mangue, localizada no bairro da Ilha de Joana Bezerra (RPA 01).

As mães terão a oportunidade de viver e conhecer o Recife pela ótica do Barco Escola. Esta é mais uma atividade pedagógico-cultural que o PBEM oferece às mães e às crianças beneficiárias. O objetivo é incluí-las socialmente nos lugares privados e públicos do Recife, com a ajuda do programa.

Oficina Brennand - na tarde desta quarta-feira (20), 40 beneficiários do Bolsa Escola Municipal fizeram mais uma visita à Oficina Francisco Brennand. Lá, eles puderam conhecer melhor sobre o surgimento do museu no ano de 1971 – como se sabe, o local abriga mais de duas mil obras de Brennand. Os beneficiários conheceram, também, o parque das esculturas, a Accademia – que conta com cerca de 300 peças.

Na sequênciaq do passeio os beneficiários também conheceram o anfiteatro – em que Francisco faz suas palestras - e a produção de pisos e ladrilhos que existe na oficina, que serve, também para a sustentação do museu, pois a oficina não é suficiente.

Uma das coordenadoras dos eventos culturais da Diretoria de Apoio Social à Educação, Rafaela Ávila, reforçou um dos objetivos do programa. “É proporcionar para os beneficiários um momento sociocultural, com intuito de valorizar espaços culturais existentes na Cidade”.

A dona de casa Maria do Carmo (41), mãe de Ramonique (11), estudante do quinto ano, explicou que era sua primeira vez na oficina. “É lindo. Tudo aqui me chamou a atenção. Nunca tinha visto nada parecido”, afirmou bastante animada. No encontro da tarde de ontem, os 40 beneficiários representaram a Escola Municipal Pedro Augusto, que fica no bairro da Boa Vista (RPA 01).