NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.12 - 16h16

Seminário é aberto com apresentação sobre mobilidade em Barcelona

Presidente do ICPS, Milton Botler, abriu a cerimônia. Foto: Fernando Silva

Com o intuito de discutir temas ligados à mobilidade urbana, foi aberto, na manhã desta quinta-feira (21), no Teatro Apolo, Bairro do Recife, o seminário Cidade e Mobilidade. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, através do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), em parceria com a UPE e Universidade Politécnica da Catalunha (UPC). A cerimônia de abertura foi conduzida pelo presidente do ICPS, Milton Botler e contou com a participação do professor da UPC/Rede Universitária Iberoamericana de Técnicas Municipais (UPC/RUITEM), Francesc Ventura, a secretária de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria de Biase, o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Fernando Calado, e do vereador e presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade da Câmara Municipal do Recife, Gilberto Alves. Durante todo o dia, até esta sexta (22), acadêmicos, gestores, técnicos e sociedade civil vão debater um dos temas mais urgentes da capital pernambucana.

O primeiro a contribuir com suas idéias foi o catalão Francesc Ventura, que expôs a experiência realizada em Barcelona para melhorar a mobilidade da cidade. “Para resolver o problema da mobilidade é preciso entender que alguns setores sociais vão ter que ceder. De acordo com nossa experiência, isso significa que o transporte público deve ser priorizado em relação ao privado. Há 12 anos a situação em Barcelona estava impraticável, porque não havia a aplicação desse conceito. Então foi criado o Pacto de Mobilidade que reformulou vários aspectos do transporte público e isso mudou a concepção local do direito de ir e vir. Com isso, houve uma integração dos transportes públicos, possibilitando aos usuários utilizarem diferentes modos de transporte sem ter que pagar um novo bilhete; uma ampla rede de ciclovias foi criada; e estações automáticas de aluguel de bicicletas”, listou o professor.  

À tarde, os debates continuam com a apresentação do presidente do ICPS, Milton Botler, às 14h30, que apresentará o Plano de Mobilidade do Recife. A coordenação da mesa fica por conta do professor da UPE, Béda Barkokébas. Às 15h15, o engenheiro e consultor em mobilidade urbana, Germano Travassos, abordará o tema Sistema Estrutural Integrado e logo em seguida, das 16 às 17h, o debate será conduzido pela engenheira do Consórcio Grande Recife, Ivana Vanderlei e da professora da UPE, Socorro Pessoa.