Vigilância Sanitária reforça fiscalização de alimentos durante o São João
Até o próximo domingo (24), mais de 80 profissionais estarão distribuídos nos polos de animação entre às 19h e às 01h
Os inspetores sanitários do Recife terão seus plantões reforçados durante as festividades juninas do Município já a partir desta sexta-feira (22). Até o próximo domingo (24), mais de 80 profissionais estarão distribuídos nos polos de animação entre às 19h e às 01h fiscalizando o acondicionamento e as condições de comercialização dos alimentos para o público que for aproveitar o arrasta pé. As ações ainda vão acontecer na próxima semana nos dias 28 e 29, véspera e dia de São Pedro.
O trabalho de fiscalização compreende na observação das condições em que os alimentos como lanches (cachorro-quente, sanduíches e outros), salgados (coxinha, risólis, pasteis), pipoca, maçã do amor, cocada, espetinho, salsichão, churros, caldo-de-cana, refrigerante (em lata e em copo), sucos (em garrafa, comercializados), cerveja (em lata), café (em copo), bala, chicletes, doces e salgadinhos (em pacote, comercializados) são preparados e vendidos ao público. Além disso, também são verificadas as condições climáticas dos recipientes que acondicionam tais alimentos. Tudo tem que estar dentro dos padrões aceitáveis para que não haja nenhum risco à saúde da população. Para tanto, os inspetores visitarão constantemente os equipamentos dos ambulantes, garantindo que os produtos estejam em boas condições.
A Secretaria de Saúde orienta a população na hora de comprar algum tipo de alimento. É necessário observar se a preparação é feita na hora do pedido, e se os ingredientes estão bem acondicionados.
Cachorro quente – Observar se há más condições de higiene, utensílios descobertos, armazenamento de ingredientes em locais inadequados, baixa freqüência de lavagem de mãos e presença de animais e insetos próximos aos pontos de preparo ou comercialização. Purê de batata e preparações cárneas foram considerados de alto risco, pois apresentavam pH, temperatura e tempo de espera favoráveis ao crescimento bacteriano.
Espetinhos e queijos – As carnes utilizadas para fazer o espetinho deverão apresentar um aspecto saudável, assim como os embutidos (linguiça, bacon). Além disso, não é recomendável ingerir espetinhos que os comerciantes já deixam pré-prontas aguardando clientes se elas não estiverem cobertas. Nesse caso, a contaminação por poeira e outros componentes pode comprometer os alimentos. O queijo também tem que estar bem acondicionado e coberto antes de ser assado.
Bebidas – Atentar para as condições de refrigeração dos refrigerantes, água, cervejas e sucos. Ao comprar é necessário observar se a lata ou garrafa está limpa, sem impurezas no local da abertura. A orientação é solicitar um guardanapo para higienizar ainda mais o local onde o líquido passará. Além disso, a utilização de canudo ajuda na segurança. Os canudos deverão estar protegidos por embalagem plástica e individualmente.