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Educação | 21.06.16 - 20h08

Escolas municipais vão implantar rádios escolares

 

Para estimular a criação de rádios nas escolas municipais, a Prefeitura do Recife promove, até o próximo dia 6, uma formação em rádio escola para professores, coordenadores e gestores de 33 unidades de ensino que já possuem equipamentos de som. Nos cinco encontros, que começaram no dia 9 de junho, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, trabalha-se expressão e comunicação na linguagem de rádio e utilização dos equipamentos da rádio escola.

Durante a formação, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a montagem e funcionamento da rádio. O conteúdo programático contempla história do rádio, montagens dos equipamentos, softwares que podem ser usados durante a execução do projeto e produção textual para os locutores dos programas. “A rádio é uma nova ferramenta pedagógica que vai contribuir para melhorar a qualidade de ensino das escolas porque vai preparar os estudantes em outra linguagem tecnológica”, afirma o coordenador do projeto rádio escola, Jameson Gomes.

A professora de artes Suzana Vital, da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Pedro Augusto, falou que os alunos dela já desenvolvem atividades musicais e divulgação de projetos através da caixa de som no pátio da escola e já estão na expectativa para instalação da rádio. “A chegada da rádio escola vai ser interessante porque teremos um grupo de estudantes trabalhando com a orientação de um docente e teremos a possibilidades de parceria com outras disciplinas”.

Segundo Leopoldina Miranda, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Inês Soares de Lima, os estudantes com dificuldade de aprendizagem e distúrbios comportamentais encontraram na rádio escola um estímulo para estudar e consequentemente melhorar o rendimento escolar. “Na oficina de locução e dicção, eles gravaram os textos e puderam perceber os erros a partir da escuta da própria voz. Como eles queriam continuar na rádio, sempre se dedicaram e isso refletia no conteúdo das disciplinas curriculares”, contou.