Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 21.06.16 - 20h38

Secretaria de Educação do Recife ajuda coordenadores a elaborarem plano de ação nas escolas

img_alt

Encontro teve o objetivo de mediar a elaboração do documento que orientará o trabalho pedagógico em cada uma das unidades de ensino (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

 

A Prefeitura do Recife promoveu, nesta segunda (20) e terça-feira (21), no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um Fórum Setorial com cerca de 250 coordenadores pedagógicos das escolas municipais. O objetivo da iniciativa, realizada pela Secretaria de Educação, foi mediar a elaboração do Plano de Ação, que orientará o trabalho pedagógico em cada uma das unidades educacionais. Na próxima segunda (27), será a vez das cerca de 60 coordenadoras que trabalham nas creches, creches-escolas e escolas que têm turmas de Educação Infantil.

De acordo com a gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico, Renata Jatobá, a elaboração dos Planos de Ação é uma das atribuições dos coordenadores pedagógicos. "Eles fazem o diagnóstico da situação da escola e depois desenvolvem o plano, que define metas, estratégias e prazos a serem seguidos", explica. No fórum, representantes da Secretaria de Educação interagiram com as docentes, tirando dúvidas e explicando como o documento deve ser elaborado.

As técnicas Renata Holanda e Gilvany Melo, do Núcleo de Coordenação Pedagógica, explicaram que os coordenadores têm a função de acompanhar os projetos político-pedagógicos, desenvolver práticas inclusivas e estimular e relação entre escolas e famílias. "Todas essas atribuições estão contempladas nos Planos de Ação, que vão nortear o fazer pedagógico nas unidades, potencializando o trabalho do coordenador junto ao restante da equipe", detalha Renata. 

Nesta terça, as coordenadoras se dividiram em grupos de três para socializar suas experiências com a elaboração dos planos e depois expuseram as conclusões para os demais presentes. "O plano funciona como um norte para que possamos firmar os pés no que estamos fazendo. Este fórum foi importante para tirarmos dúvidas e nos apropriarmos melhor da sistemática", avalia a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Tejipió, Ângela Lira.