Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.17 - 18h58

Forró e muita animação no Compaz do Alto de Santa Terezinha

Na tarde de hoje (21), o espetáculo Quero Ver Páia Vuá, quadrilhas e atrações culturais animaram os frequentadores do Compaz do Alto de Santa Terezinha

 

 
Já é São João no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha. O primeiro Centro inaugurado pela Prefeitura do Recife para mudar vidas nas periferias da cidade foi palco de uma linda festa junina. Durante a tarde e se estendendo até a noite de hoje (21), apresentações da Escola Municipal Santa Teresinha, do Ballet Compaz, das quadrilhas juninas Sapeca, Raízes do Pinho e Raio de Sol, do Grupo de Dança Xaxado do Egídio e do Coco da Gente não deixaram ninguém parado. A secretária de Cultura, Leda Alves, e a primeira dama, Cristina Mello, acompanharam a festa junina. 

 

A grande atração do arraial foi o espetáculo Quero Ver Páia Vuá, novidade preparada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife para o São João deste ano. Esta foi sua terceira e última encenação no ciclo junino. Com vários artistas e bailarinos em cena, o espetáculo conta a história dos festejos juninos, tradição que mistura a fé católica desembarcada pelos portugueses e a tradição afrodescendente com a herança indígena dos rituais populares dedicados à terra, seus ciclos e sua fertilidade. 

 

O musical tem no elenco o Grupo Musical Pernambucaneando, a Companhia Pé-Nambuco de Dança, Ronaldo Aboiador, Balé Popular do Recife, quadrilhas e a cantora Sevi Nascimento, além do ator Douglas Duan como mestre de cerimônia, da bandeira de São João da Carroça e do Grupo Bacnaré. 

 

A programação não parou por aí. Os cantores Josildo Sá, Israel de França e Bia Villa Chan tocaram muito forró para crianças, adultos e idosos que aproveitaram toda a programação com muita dança e animação. 

 

Para Camila de Oliveira, 22 anos, a festa do Compaz foi o momento em que ela conseguiu curtir o São João ao lado dos filhos de 7, 5 e 3 anos e da caçulinha de apenas 2 meses. "Estou achando tudo lindo e animado. Bom que posso aproveitar o forró com todos eles", disse.

 

Aluna de Zumba no Compaz, Eunice dos Santos, de 57 anos, veio conferir o São João antecipado. "A festa está ótima. É muito bom para comunidade ter esses eventos, pois todos aproveitam uma grande festa bem pertinho de casa." 

 

Amanda Aquino, 28 anos, trouxe o filho de apenas 1 ano e 5 meses para, desde cedo, aprender a gostar da cultura nordestina. "A festa foi maravilhosa. As apresentações das crianças, o espetáculo, as apresentações culturais e a decoração, tudo perfeito".

 

Na internet ­- Para informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do ciclo junino, acesse o portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br). Outros canais oficiais para conteúdo junino: Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. O internauta que quiser participar da nossa cobertura, basta usar a hashtag #SaoJoaoRecife.