NOTÍCIAS

| 21.06.17 - 14h55

Francisco Brennand é condecorado com mais alta honraria do Recife

img_alt

Ordem do Mérito Capibaribe da Cidade do Recife foi entregue ao artista plástico, em celebração aos seus 90 anos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O artista recifense Francisco Brennand recebeu das mãos do prefeito Geraldo Julio a Medalha do Mérito Capibaribe da Cidade do Recife - Grã-Cruz, mais alta comenda oferecida pela Prefeitura do Recife. A medalha é oferecida a pessoas que amam o Recife e que deram contribuições valiosas para a cidade durante sua vida. No caso de Brennand, a homenagem é em relação a sua trajetória como artista plástico, reconhecida internacionalmente. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (21), na Oficina Brennand, na Várzea. Além da vontade popular, para ser merecedor da Ordem do Mérito Capibaribe. o homenageado passa por um grande trabalho de pesquisa e avaliação.

A gente poder homenagear Francisco Brennand é uma alegria enorme. Esta homenagem é do povo do Recife e é a maior honraria da nossa cidade. Brennand é um artista ilustre, que muito fez pelo Recife e que sempre vai fazer pelo povo dessa cidade, que ele ama. Brennand não é apenas um grande nome da nossa cidade ou do estado, mas sim da humanidade”, comemorou Geraldo Julio. A Ordem do Mérito Capibaribe foi instituída através da Lei nº 14.743 de 1985. O objetivo é homenagear pessoas “que de alguma maneira, reconhecida e comprovadamente, prestaram serviços ao Município do Recife”.

O prefeito Geraldo Julio entregou ainda ao artista uma réplica da obra Serpente Marinha, que possui 25 metros e está instalada no Parque das Esculturas, no Recife Antigo. A réplica foi feita pelo também artista plástico Jobson Figueiredo. O Parque das Esculturas Francisco Brennand foi construído sobre os recifes em frente ao Marco Zero da capital pernambucana. O local foi erguido no ano 2000, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Ao todo existem 90 esculturas do artista plástico. Na primeira gestão do prefeito Geraldo Julio, o parque foi requalificado.

“Eu recebo esta comenda com muita alegria. O nome Capibaribe é mágico e me desperta evocações ligadas a minha própria infância. A propriedade onde eu nasci corta o Rio Capibaribe. E o Recife é o local onde eu nasci, somado a uma série de outros fatos sentimentais que se liga a pessoa. Eu escolhi a Várzea como o centro do mundo, minha pátria e meu território sagrado”, agradeceu Francisco Brennand.

BIOGRAFIA – Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu no Recife no dia 11 de junho de 1927. Ele é o criador da Oficina Francisco Brennand, na Várzea, e do Parque das Esculturas Francisco Brennand, no Recife Antigo. Ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro, ilustrador, gravador, Brennand possui obras espalhadas por todo o planeta.