Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.18 - 17h54

Acorda Povo da Vila das Lavadeiras e 25º Desfile das Bandeiras celebram antigas tradições juninas nesta sexta (22)

No bairro de Areias e no Pátio de São Pedro, tradição e festa se misturam em programação tão antigas, quanto animadas.

Povo que não mede distâncias para se aproximar das tradições juninas, os recifenses percorrerão mais alguns quilômetros para celebrar o mais típico dos festejos nordestinos. Depois da Caminhada do Forró e da Procissão dos Santos Juninos, será realizada amanhã (22), o 25º Desfile das Bandeiras, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O desfile, que tem caráter mais festivo que religioso, começa às 18h e contará com 12 bandeiras de santos juninos, carregadas por grupos culturais de diversas matrizes. O percurso, embalado pelo autêntico forró, começa na Rua Imperatriz e segue pela Ponte da Boa Vista, Rua Nova e Avenida Dantas Barreto até cruzar a Rua Nossa Senhora do Carmo com destino ao Pátio de São Pedro.

A concentração começa às 17h em frente à Igreja Matriz da Boa Vista, no embalo de Mendes e Sua Banda, da Associação Musical 19 de Fevereiro e do Som Brasil Banda Show, que acompanharão todo o desfile. Abrindo alas para o desfile, a quadrilha Trapiá Mirim também fará todo o percurso. Por volta das 19h, o desfile chega no Pátio de São Pedro, onde as bandeiras fazem um grande círculo, encerrando a celebração.

Quem chegar ao Pátio de São Pedro mais cedo também vai poder conferir uma extensa programação. A partir das 17h30, BOI DLoucos se apresenta, seguido por Boi de Mainha, Cia de Dança Valdeck Farias. Às 19h, o público acompanha então a chegada das bandeiras de São João. Às 20h, haverá apresentação do grupo musical Pernambucaneando. E as 21h, Coco Chinelo de Iaiá fechará noite.

Acorda Povo - Também nesta sexta (22), a programação do Ciclo Junino 2018 preparado pela Prefeitura do Recife celebra um de seus homenageados: o Acorda Povo da Vila das Lavadeiras. Na madrugada do dia 22 para o dia 23, a comunidade da vila, no bairro de Areias, confirma uma tradição iniciada em 1940.

A festa começa às 22h, na Rua Arzeniro Galvão, próximo ao número 194, com apresentação de trio pé-se-serra e da banda Bongá, que animarão a preparação do cortejo, na Forrovioca. A partir das 3h da manhã, começa a concentração e, às 4h, o Acorda Povo sai, desfilando cânticos, louvações, danças e muita fé, numa celebração devotada a São João e ao orixá Xangô, hoje conduzida por Dona Nenzinha de Xangô, filha dos fundadores da festa e também do orixá festejado.

O cortejo acaba embalado pelo Coco de Terreiro do Mestre Pau Ferro, até 8h.

 

Serviço

Desfile das Bandeiras Juninas

17h - Concentração a partir das 17h, em frente à Igreja Matriz da Boa Vista
18h - Saída pela Rua Imperatriz, Ponte da Boa Vista, Rua Nova e Avenida Dantas Barreto até cruzar a Rua Nossa Senhora do Carmo com destino ao Pátio de São Pedro

19h - Chegada ao Pátio de São Pedro

 

Acorda Povo da Vila das Lavadeiras

Local: Rua Arzeniro Galvão, próximo ao número 194, Areias

22h - Apresentações de Bongar e trio pé-de-serra na Forrovioca

4h- Saída

Responsável: Kezinho (97914-9815)