Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.18 - 20h05

Fim de semana de São João e jogo do Brasil no Recife

img_alt

Sítio Trindade, Pátio de São Pedro e diversos bairros do Recife receberão atrações para animar o São João da cidade. Alguns museus estarão fechados, mas o Museu da Cidade do Recife e o Paço do Frevo funcionarão no fim de semana. Vai ter transmissão do jogo do Brasil também (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

No principal final de semana do Ciclo Junino, o de São João, as opções de arrasta-pé para quem estiver na capital pernambucana são diversas. Tem também alternativas de lugar para ver o jogo do Brasil em tela grande e acompanhado por muita gente vestida de verde e amarelo. Para os que vão ficar de fora do forró, o Museu da Cidade do Recife e o Paço do Frevo estarão de portas abertas.

Quem vai torcer pela seleção brasileira durante o jogo desta sexta-feira (22), que começará às 9h, pode assistir em telão de LED no Parque Santos Dumont, bairro de Boa Viagem. Este é o projeto “Juntos numa só torcida. Recife verde e amarelo”, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Outra ideia para os fãs do futebol, é acompanhar a partida no Cais da Alfândega. No local, está instalada a Arena Brahma Nº1 com estrutura de telão e som. Será possível acompanhar todas as partidas da Seleção Brasileira no Mundial no local.

Esquentando o clima junino, nesta sexta-feira, o Sítio Trindade receberá seis quadrilhas: Junina Xotear, Estrela Matuta, Chá de Zabumba, Magia Matuta, Junina Raízes e Junina Zabumba. Será o último dia das eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, por isso, na ocasião, serão anunciadas as doze finalistas. Além disso, no palco principal, a partir das 20h, o público poderá dançar ao som de Beto Hortis, Cristina Amaral e Silvério Pessoa. No mesmo dia, o palco Sala de Reboco vai receber Trio 100% Mulher, Kinho do Acordeon, Trio Veneno e muito mais.

No centro, o Desfile das Bandeiras Juninas, também na sexta, a partir das 17h, levará 12 grupos ou agremiações culturais para uma grande brincadeira de São João, que começa na Maciel Pinheiro e só termina no Pátio de São Pedro, ao som de muito forró.

Na madrugada do dia 22 para o dia 23, a comunidade da Vila das Lavadeiras, no bairro de Areias, confirma uma tradição iniciada em 1940. A festa começa às 22h, com apresentação de trio pé-se-serra e da banda Bongá, que animarão a preparação do cortejo, na Forrovioca. A partir das 3h da manhã, o Acorda Povo sai, desfilando cânticos, louvações, danças e muita fé, numa celebração devotada a São João e ao orixá Xangô, hoje conduzida por Dona Nenzinha de Xangô, filha dos fundadores da festa e também do orixá festejado. O cortejo acaba embalado pelo Coco de Terreiro do Mestre Pau Ferro.

Na véspera de São João (23), o palco principal do Sítio Trindade vai apresentar, a partir das 19h, os shows de Maciel Salu, Ivan Ferraz, Liv Moraes e Geraldinho Lins, o homenageado da Prefeitura do Recife no São João deste ano. Pensando no festejo dos pequeninos, o palco infantil do Sítio funcionará a tarde, a partir das 15h30, com os shows de Inclusão Cia de Dança, Banda Tio Bruninho e Fadas Magrinhas.

Ainda no sábado (23), o Sítio Trindade receberá Israel Filho e Arina Costa no Palhoção das Quadrilhas a partir das 20h. No Sala de Reboco, Trio Pé de Serra Egídio, Sanfoneiro Nildo Jordão e Trio Vinil estão na programação.

Para quem quiser se divertir ao som dos ritmos de junho no centro do Recife, a ideia é dar o ar da graça no Pátio de São Pedro. Algumas das atrações do programa do sábado são Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Bia Marinho e Banda Cascabulho.

No domingo (24), o palco principal do Sítio Trindade vai receber nomes já conhecidos do público como Alcymar Monteiro, Maciel Melo e Nando Cordel. No palco Sala de Reboco, Ronaldo do Acorden, Seu Januário Vou Voltar e Mevinha Queiroga estão entre as atrações.

Também haverá Arraiais de Bairro montados pela Prefeitura do Recife no Barro, Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó. Na Vila Tamandaré, a comunidade preferiu celebrar o santo nos dias 22 e 23. Em Brasília Teimosa, a festa será no dia 29, para festejar São Pedro, padroeiro dos pescadores. Para conferir a programação completa, inclusive essas dos bairros, basta acessar: https://bit.ly/2limCgd.

Para quem prefere um programa mais tranqüilo, o Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José, estará aberto no sábado (23), das 9h às 17h, a entrada é gratuita. O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, também estará aberto para visitação. Sábado (23) e domingo (24), das 14h às 18h. A entrada inteira custa R$8, e a meia, R$ 4 (estudantes e maiores de 60 anos). O Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações.  Os demais equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife como o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o museu Murillo La Greca e a galeria Janete Costa estarão fechados ao longo do final de semana.

No domingo, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona, das 7h às 16h. O projeto Lazer na Rua também acontecerá normalmente neste domingo no Segundo Jardim de Boa Viagem. O Lazer na Rua funciona assim: todo domingo e feriado, das 8h às 17h, o trânsito de veículos fica interrompido no local, que recebe um kit da Secretaria de Turismo e Lazer com bola, rede de vôlei e outras alternativas de lazer para a vizinhança.