Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.18 - 16h16

No mês do São João, Prefeitura do Recife oferece também programação gratuita com música erudita

O quarto concerto oficial gratuito da Orquestra Sinfônica do Recife foi realizado na noite de ontem (20) no Teatro de Santa Isabel. Mozart e Schumann estavam no programa do maestro Marlos Nobre.

 

O público recifense não deixou de prestigiar o quarto concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), na noite desta quarta-feira (20), mesmo com os festejos juninos já acontecendo pela cidade. Mensalmente, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, oferece um concerto, com entrada gratuita, em noite de quarta-feira, sempre no Teatro de Santa Isabel.

No início do espetáculo, o público pôde se deleitar com a abertura da ópera As Bodas de Fígaro (Le Nozze di Figaro) para orquestra, trabalho de Amadeus Mozart, o compositor erudito mais conhecido. Trata-se de uma ópera cômica em quatro atos, que foi escrita em 1786. De acordo com o maestro Marlos Nobre, “peça fundamental para a popularização da ópera no mundo”.

Em seguida, a Orquestra Sinfônica do Recife executou a Sinfonia nº3 em mi bemol maior Renana, que é a terceira sinfonia composta por outro grande gênio da música - Robert Schumann. Sobre o 4º movimento da composição, Marlos Nobre explica que é um dos mais belos já escritos por Schumann: “tem uma dramaticidade eloquente e uma exploração magnífica dos instrumentos de metal, desenvolvido como um canto solene e dramático”.

A técnica em instrumentação Gisele Andrade, 25 anos, esteve pela primeira vez assistindo a Orquestra Sinfônica do Recife na noite de ontem (20): “uma amigo me convidou e vim conferir. Achei a música erudita bem diferente dos demais estilos musicais. O que me chamou mais atenção foi o instrumento de percussão bombo, porque ele interfere na música em momentos muito específicos”.

A mãe de Gisele, a recepcionista Janete Andrade, 49 anos, foi ao teatro com a filha e viu a OSR pela segunda vez na vida. “Adorei. Esses concertos gratuitos são um incentivo para as pessoas conhecerem a música erudita. Lamento que os jovens não se interessem tanto, mas com cada vez mais divulgação, o número de jovens no teatro deve aumentar”, opinou ela.

Já o estudante de agronomia Rayhonay Souza, 23 anos, assiste aos concertos da Orquestra há pelo menos cinco anos. Ele se declara fã do grupo regido pelo maestro Marlos Nobre. “Eu já acompanho esse trabalho há muito tempo e já sinto uma intimidade com a orquestra. Estudo violino desde 2012, e a minha professora, Andressa D Àvila, é spalla, primeiro violino da orquestra”, conta ele.

A professora Patrícia Siqueira, 21 anos, amiga de Rayhonay e também aluna de violino de Andressa D Àvila, acredita que os concertos oficiais gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife são uma grande oportunidade para toda a população: “as pessoas passam a se interessar mais pela música erudita, pelo teatro e pela orquestra”.

Para acompanhar a agenda de concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife no Teatro de Santa Isabel, basta acessar www.recife.pe.gov.br ouwww.teatrosantaisabel.com.br.