Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 21.06.18 - 17h29

Prefeitura do Recife divulga o que abre e fecha neste São João

 

A Prefeitura do Recife informa que esta sexta-feira (22) será considerada ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do município, com exceção dos serviços considerados essenciais, a critério da chefia de cada órgão, devido à transferência do Corpus Christi para esta data.  Já no fim de semana junino, a ordem é arrastar pé. O Sítio Trindade, na Zona Norte da cidade, recebe diversas atrações nesta sexta, sábado e domingo (22, 23 e 24), além de concurso de quadrilhas. O centro do Recife também terá diversos festejos no período junino, como desfiles das Bandeiras Juninas. A diversão segue pelo fim de semana e não vai faltar arraial e forró nos polos montados pela Prefeitura do Recife. Terá animação nos polos do Barro, Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó. Vila Tamandaré e Brasília Teimosa também vão poder aproveitar.

 

Confira em detalhes o que abre e fecha neste feriado e as diversas atrações culturais do São João no Recife:

SÃO JOÃO DO RECIFE 2018 - Desde a sexta-feira (22), o Sítio Trindade recebe, a partir das 20h, atrações como Beto Hortis, Cristina Amaral e Silvério Pessoa. No mesmo dia, a Sala de Reboco vai receber Trio 100% Mulher, Kinho do Acordeom, Trio Veneno e muito mais. Para quem prefere ficar olhando, o Sítio receberá a última eliminatória do 34º Concurso de Quadrilhas, com apresentação de seis grupos, a partir das 20h: Junina Xotear, Estrela Matuta, Chá de Zabumba, Magia Matuta, Junina Raízes e Junina Zabumba.

No centro, o Desfile das Bandeiras Juninas levará 12 grupos ou agremiações culturais para uma grande brincadeira de São João, que começa na Maciel Pinheiro e só termina no Pátio de São Pedro, ao som de muito forró.  , O desfile será no dia 22, a partir das 17h. Na comunidade da Vila das Lavadeiras, no bairro de Areias, vai ter Acorda Povo na madrugada do dia 22 para o dia 23. A festa começa às 22h, com apresentação de trio pé-se-serra e da banda Bongá, que animarão a preparação do cortejo, na Forrovioca.

Na véspera de São João (23), a festa começa bem cedinho, para fazer a alegria dos pequenos matutos e matutas, com os shows de Inclusão Cia de Dança, Banda Tio Bruninho e Fadas Magrinhas, a partir das 15h30. Mais tarde, no palco principal, vão se apresentar Maciel Salu, Ivan Ferraz, Liv Moraes e Geraldinho Lins, o homenageado da Prefeitura do Recife no São João deste ano. A partir das 19h. Ainda vai ter Israel Filho e Arina Costa no Palhoção das Quadrilhas, a partir das 20h. Na Sala de Reboco, o Trio Pé de Serra Egídio, Nildo Jordão e o Trio Vinil estão na programação do maior arraial da capital.

Mas festa é o que não vai faltar no Recife para celebrar o santo do carneirinho. Vai ter arraial montado pela Prefeitura do Recife no Barro, em Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó. Na Vila Tamandaré, a comunidade preferiu celebrar o santo nos dias 22 e 23. Em Brasília Teimosa, a festa será no dia 29, para festejar São Pedro, padroeiro dos pescadores. Para quem quiser ralar bucho no centro da cidade, o Pátio de São Pedro também tem programação, a partir das 18h, com Família Salustiano E a Rabeca Encantada, além de Bia Marinho e Banda Cascabulho entre as atrações. Para conferir a programação completa, basta acessar:https://bit.ly/2limCgd.

No domingo (24), o forró continua no Sítio Trindade, com Alcymar Monteiro, Maciel Melo e Nando Cordel no palco principal e Ronaldo do Acorden, Seu Januário Vou Voltar e Mevinha Queiroga na Sala de Reboco.

CULTURA - Para quem preferir um programa mais tranqüilo, o Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José, estará aberto no sábado (23), das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Das 10h às 15h, o jogo O Forte e o Tempo convida os visitantes a interagir com a fortaleza de maneira divertida, participando de um jogo em que são desafiados a construir seu próprio forte. A disputa é para todas as idades e ideal para ser partilhada em família.

O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, também estará aberto para visitação. Sábado (23) e domingo (24), das 14h às 18h. A entrada inteira custa R$8, e a meia, R$ 4 (estudantes e maiores de 60 anos). O Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações.

Os demais equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife como o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o museu Murillo La Greca e a galeria Janete Costa estarão fechados ao longo do final de semana.

SAÚDE – Nesta sexta-feira, (22) , as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas nesta sexta-feira, voltando a funcionar na segunda-feira (25). 

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.Durante o feriado de São João, serviços de pronto atendimento da PCR atendem vítimas de pequenas queimaduras, sendo os casos mais graves encaminhados para às unidades estaduais de referência para queimados.

Em decorrência de ser ponto facultativo nas unidades de saúde da família do Recife, nesta sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde prorroga o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, na capital, para a próxima segunda-feira, 25,  mesmo já tendo ultrapassado a meta global, com mais de 93% do público alvo imunizado. A Secretaria reforça que quem pertence aos grupos de crianças - de seis meses a menos de cinco anos - e gestantes e ainda não tomou a dose, deve procurar os mais de 160 pontos de vacinação da cidade, no horário das 8h às 17h. Já para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriadão, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)  funciona das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funcionará normalmente. 

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, não vão funcionar desta sexta-feira (22) até o domingo (24). A Prefeitura do Recife trocou o  Corpus Christi, comemorado em 31 de maio, pela sexta (22), decretando ponto facultativo para os equipamentos municipais. Já no final de semana, as atividades no JBR e no econúcleo ficam suspensas por conta do período junino. Ligados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Jardim Botânico retoma suas atividades a partir da próxima terça-feira (26), das 9h às 15h30, e o Econúcleo Jaqueira na quinta-feira (28), das 9h às 17h.

TURISMO E LAZER -   A Ciclofaixa de Turismo e Lazer está garantida neste feriado e funciona normalmente neste domingo (24), das 7h às 16h. O Lazer na Rua (Segundo Jardim de Boa Viagem) também funciona normalmente neste domingo (24). Para quem quer aproveitar para um passeio no parque, os parques Santana e Macaxeira abrem todos os dias, das 6h às 21h. Já as Academias Recife irão fechar na sexta e sábado (22 e 23), retornando as atividades normais na segunda-feira (25), às 5h30. O mesmo acontece com o Training Truck, que não funciona na sexta e no sábado (22 e 23), retornando as atividades normais na segunda-feira (25), às 5h30. 

EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação informa que as escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas no próximo dia 22 (sexta-feira) e retomarão as aulas na próxima segunda-feira, 25 de junho.

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam na próxima sexta-feira (22). O serviço volta à rotina a partir da segunda-feira (25), das 8h às 17h. 

ESPORTES - Os programas realizados pela Secretaria Executiva de Esportes não funcionam na próxima sexta-feira (22). O Recife Esportes de Rendimento, que atua na Orla de Boa Viagem, com o vôlei de praia, e nos parques da Macaxeira e Caiara, com o atletismo; além do Programa Esporte e Lazer (PELC) e dos Núcleos Municipais de Esportes retornam à normalidade a partir da segunda-feira (25).

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na sexta-feira (22) e reabrem na segunda-feira (25).

TRÂNSITO - Na sexta-feira (22), os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas ficarão suspensos em virtude do ponto facultativo, voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira (25). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar o órgão através do 0800.081.1078. A sede da CTTU fica na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro.

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na sexta (22) e reabrem na segunda (25)

ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife fecham na sexta-feira (22) e reabrem na segunda-feira (25).

PROCON RECIFE - A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na sexta-feira (22) e reabrem na segunda-feira (25).

ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - A Secretaria de Finanças do Recife informa que o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, não abrirá na próxima sexta-feira(22). Nos outros dois postos, que funcionam no Expresso Cidadão do Rio Mar e do Cordeiro, também não haverá expediente na sexta (22) e no sábado (23). Qualquer informação sobre IPTU, ISS e taxas referentes à Prefeitura do Recife podem ser obtidas no Portal de Finanças http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, não vão funcionar desta sexta-feira (22) até o domingo (24). Já no final de semana, as atividades no JBR e no Econúcleo ficam suspensas por conta do período junino. Ligados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Jardim Botânico retoma suas atividades a partir da próxima terça-feira (26), das 9h às 15h30, e o Econúcleo Jaqueira na quinta-feira (28), das 9h às 17h.

COMPAZ - Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as  Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados nesta sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), devido ao feriado de São João. As Bibliotecas Populares voltarão ao funcionamento na segunda-feira (25) e os Compaz, na terça-feira (26).

MERCADOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços URbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam normalmente na sexta-feira (das 6h às 18h), no sábado (das 6h às 18h) e no domingo (mercados: das 6h às 13h / feiras: das 6h às 12h).

HOSPITAL VETERINÁRIO - O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nesta sexta-feira (22). Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na segunda-feira (25).

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, durante o feriado prolongado, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. O Projeto Praia sem Barreiras não oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem na manhã da sexta-feira por causa do jogo do Brasil, mas o projeto funcionará normalmente no sábado (23) e no domingo (24), das 8h às 13h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

Profissionais da assistência social e de direitos humanos vão passar o fim de semana de plantão no Espaço de Proteção montado no Sítio Trindade, com o objetivo de promover proteção às crianças em situação de vulnerabilidade e risco social durante os festejos juninos. 

Todo ano, a PCR realiza atividades de sensibilização junto aos pais, comerciantes e demais pessoas que visitam o principal polo junino da cidade para alertá-los sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes de exploração pelo trabalho infantil, entre outras violações de direitos que poderão ser identificadas. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças que estiverem presentes no Sítio Trindade, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam.

A equipe de direitos humanos da PCR também vai divulgar, no Sítio Trindade e em outros polos juninos, a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, a plataforma digital de denúncia de LGBTfobia e os serviços oferecidos pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife. Como forma de combater o preconceito por causa da orientação sexual e da identidade de gênero, serão fixados adesivos da campanha em banheiros químicos.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife (Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector) estarão fechados durante o feriadão e retomam na segunda-feira (25). Mas o "Liga, Mulher", disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone é o 0800 2810107.