Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.06.20 - 14h14

Fim de semana com retorno da Ciclofaixa de Turismo e Lazer e áreas livres para corrida, caminhada e pedalada

img_alt

A Prefeitura do Recife garantiu a reabertura de espaços públicos desde o último sábado (20), além do retorno da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, com 160 km disponíveis para os ciclistas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Este foi um fim de semana especial para os recifenses que cumpriram as medidas rígidas de isolamento nos últimos três meses. Desde o último sábado (20), voltaram a ficar abertos ao público a praia de Boa Viagem, o calçadão e os parques para prática de atividades físicas individuais (caminhadas, corridas e ciclismo). Outro retorno bastante aguardado foi o da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que desde 2013 passou a fazer parte da rotina dominical dos recifenses. O percurso exclusivo para bicicletas voltou a ser montado a partir de hoje (21), ganhando ainda 8 km a mais em pontos estratégicos de conexão com a rede ciclável fixa da cidade, totalizando 160 km de espaço exclusivo para os ciclistas. No próximo fim de semana, vai ter Ciclofaixa em dobro porque o trajeto estará garantido também no sábado (27). Aos domingos, a Ciclofaixa permanece com o horário das 7h às 16h. No próximo sábado (27) será das 15h às 21h.

O advogado Marcos Santos, de 60 anos, estava cumprindo as medidas restritivas adotadas pelo Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife nos últimos meses e comemorou as novas ações da gestão. “Acredito que estava no momento da gente voltar a ter esse tipo de atividade. Eu sempre andei na Ciclofaixa dos domingos e estava com saudade”. O retorno da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, depois de três meses suspensa, contou com algumas novidades no percurso.

A rota Oeste, que tem como ponto inicial a Lagoa do Araçá, passou a oferecer duas opções de roteiros aos ciclistas: uma que já existia, seguindo por Afogados rumo ao Recife Antigo, e outra passando pela Rua Paris e levando até a Avenida Antônio Falcão, culminando na Avenida Boa Viagem - fazendo com que a rota Oeste se encontre com a Sul. Na rota Norte, que garante um percurso saindo do Parque da Jaqueira, o ciclista vai ganhar um trecho que direciona ao Mercado da Encruzilhada, passando pelas Avenidas Conselheiro Rosa e Silva, João de Barros e Rua 48. Esses novos trechos interligam a Ciclofaixa de Turismo e Lazer aos percursos exclusivos para bicicletas já existentes na cidade.

O casal Rodrigo Silva, 34, e Julyanne Carolino, de 31, aproveitou a reabertura dos parques para curtir o domingo na Jaqueira, com o bebê Guilherme Carolino, de 1 ano. “Ficar em casa com um bebê é ainda mais complicado. Ainda que a gente esteja com medo e tomando todas os cuidados necessários, é muito bom poder sair um pouquinho com ele”, comentou Julyanne. Na praia, continua proibida a instalação de barracas, guarda-sol, cadeira, caixa térmica, consumo de alimentos e comércio, como também estão proibidas aglomerações.

Nos parques, os parquinhos infantis continuam fechados e também não será permitido comércio. O uso de máscara e cuidados com a higiene seguem obrigatórios. O retorno dessas atividades em parques e na orla seguiu a orientação técnica do D.A.D.O, plataforma encomendada pela Prefeitura do Recife ao Porto Digital, que garante a retomada segura das atividades econômicas e sociais na cidade.