NOTÍCIAS

| 21.06.21 - 11h27

Uma lição de cidadania

img_alt

O guarda municipal Amauri Oliveira divide as atribuições das rondas da Patrulha Escolar com a função de professor de Libras, na Escola de Governo da Prefeitura do Recife. Há três anos ensinando a Língua Brasileira de Sinais, Amauri é um servidor que busca fazer a diferença se aperfeiçoando e dividindo o que aprendeu. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Fazer a diferença aprendendo e compartilhando. Foi assim que o servidor da Prefeitura do Recife, Amauri Oliveira, resolveu encarar os novos desafios. Há mais de 30 anos fazendo parte do efetivo da Guarda Municipal, Amauri descobriu uma nova maneira de contribuir com a sua qualificação profissional e a de outros servidores: há três anos ele é professor da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Escola de Governo da Prefeitura do Recife. Como essa história começou? Do conflito entre alunos ouvintes e surdos de uma escola municipal. A questão era: como mediar e buscar uma solução sem conhecer a língua de sinais? 

 

Do incômodo em não poder ajudar de maneira adequada, naquele momento, veio a resposta logo em seguida. Amauri foi aluno da Escola, onde aprendeu a comunicação básica a partir dos sinais e não se acomodou. Essa jornada começou há sete anos quando ele buscou outras fontes e se especializou tornando-se facilitador na aprendizagem de Libras da Escola de Governo. Sempre que a Escola abre vagas para o curso, a farda que há tantos anos ele usa abre espaço também para um ambiente diferente: a sala de aula digital e ao vivo. A insistência em aprender algo novo fez de Amauri um servidor com qualificação diferenciada, com uma visão mais humanizada e inclusiva. 

 

A experiência de se tornar um Guarda Municipal que sabe se comunicar em Libras gerou mais confiança para exercer a sua função. Em um novo chamado durante a Ronda Escolar a postura já era outra. “Da primeira vez que fomos chamados eu e meus colegas não sabíamos como agir. Ficamos perdidos. Foi por isso que quando voltei para casa já fui procurando na internet maneiras de como me comunicar em Libras. Da segunda vez já foi diferente. Eu já conseguia interagir com os alunos surdos. A partir daí, eles nos viram como pessoas que podiam ajudar. Já não éramos mais estranhos”, explica Amauri.

 

E quando a companheira é também parceira de trabalho? Anna Luiza Villela é esposa de Amauri e se conheceram exercendo suas funções dentro da Guarda Municipal, ele na função de guarda patrimonial e ela como agente de trânsito. Além de colega de farda, Anna é coordenadora dos cursos da Escola de Governo da Prefeitura do Recife e, pela primeira vez, coordenará Amauri. “Já era especial ser coordenadora da Escola porque é uma oportunidade muito rica para nós servidores. Agora fica mais especial ainda. Depois de alguns anos, agora somos colegas também na escola. Planejamos juntos, trocamos ideias e isso tudo nos torna ainda mais próximos. Eu me sinto feliz pela oportunidade de compartilhar com ele, além da vida, a sala de aula”, finaliza Anna. Os laços dessa dupla fortalecem a promoção da cidadania gerando novas conexões entre servidores públicos municipais ouvintes e cidadãos com deficiência auditiva. Uma lição de cidadania.

 

Escola de Governo - Ligada à Secretaria Executiva de Administração, desde o início da pandemia, a Escola de Governo vem oferecendo seus cursos de maneira virtual no formato Ensino a Distância. Os cursos são destinados ao aperfeiçoamento profissional dos servidores de carreira e em comissão da Prefeitura do Recife. 

 

Com  o tempo, a equipe da Gerência Geral de Gestão de Pessoas e os facilitadores foram aperfeiçoando suas ferramentas para a realização de capacitações tão interessantes quanto as que eram realizadas presencialmente. A escolha pelo curso básico de Libras como pioneiro no projeto piloto das aulas ao vivo, surgiu como forma de solucionar a necessidade da interação que o professor e o aluno têm no encontro presencial. Esse novo ciclo de aulas, melhor estruturado e que aconteceu agora em junho, marcou o início da inserção da Escola de Governo no universo digital. 

 

E os desafios não param: “Vai ser a volta para a sala de aula de uma maneira diferente. A última vez que estive com os alunos foi presencialmente, em 2019. Assim, online e ao vivo, será a primeira vez na minha vida. Vou fazer o meu melhor para que fique tudo do mesmo jeito que era antes, que pareça que estamos todos juntos presencialmente na sala de aula. Eu gosto de desafios, vai ser bom!”, compartilhou o professor Amauri Oliveira. Para acompanhar as novidades da Escola de Governo da Prefeitura do Recife é só entrar no portal: http://escoladegoverno.recife.pe.gov.br/.