NOTÍCIAS

| 21.07.14 - 18h31

Profissionais da Rede de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Recife e de outros municípios do país trocam experiências

Cidades do Pará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia
participam do primeiro módulo do Projeto que tem duração de quatro semanas

Profissionais da Rede de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Recife e de outros municípios brasileiros estão na capital para trocar experiências. A iniciativa faz parte do Projeto Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial – RAPS aprovado pelo Ministério da Saúde. A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira, 21, no Museu da Cidade do Recife, no Forte Cinco Pontas, sob a coordenação da Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e apoio da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria de Saúde do Recife.

Até o mês de agosto de 2015, 220 profissionais, distribuídos em 10 grupos de 22. Cada grupo conhecerá durante 04 semanas a rede de saúde e intersetorial voltada para Saúde Mental Infanto-Juvenil e Demandas Associadas ao Uso do Álcool e outras Drogas. O objetivo é que conheçam sobre as propostas e estratégias de trabalho desenvolvidas por meio das práticas nos territórios, favorecendo assim a reflexão a partir da troca de experiências entre Recife e os municípios visitantes.

Durante o período que estarão em Recife, esses profissionais participarão de vivencias “in loco” , oficinas, seminários, rodas de diálogo, visitas técnicas e conhecerão os pontos de atenção da Rede Psicossocial de Recife: CAPS, CAPSad, Consultório de Rua; Consultório na Rua, NASF, Leitos Integrais e outros dispositivos de atenção à saúde.

Para a Gerente de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Recife, Telma Melo, “grandes são os desafios e faz-se necessário a troca de ideias e para isso vamos focar nos princípios norteadores que são: os direitos humanos, a desinstitucionalização, a reabilitação psicossocial e a redução de danos”, ressaltou durante abertura do evento.

A gerente de Saúde Mental do Estado, Léa Lins, que também participou da abertura, reforçou que conhecer as experiências de outros estados, de realidades diferentes, enriquece o diálogo entre o Recife e demais municípios participantes.

Os participantes do evento foram recebidos com um coffe break de boas vindas com comida regional e apresentações da cultura local, a exemplo do grupo de frevo Projeto Fábrica.