Prefeitura do Recife amplia programa Robótica na Escola
Iniciativa vai beneficiar também os 1040 alunos do ProJovem Urbano, elevando o total de beneficiados na rede municipal de ensino para mais de 74 mil
O Programa Robótica na Escola, que já atendia mais de 73 mil estudantes da rede municipal de ensino do Recife, será ampliado para atender também os cerca de 1.040 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano). A novidade será anunciada nesta quinta (21), às 18h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em evento que incluirá apresentações culturais feitas pelo estudantes do ProJovem. Na ocasião, o goleiro do Sport, Magrão, terá uma conversa motivacional com os 600 alunos presentes, que assistirão também à apresentação do robô humanoide NAO.
As aulas serão ministradas por professores do ProJovem, a partir de setembro, com apoio dos educadores do Programa Robótica na Escola. Os alunos trabalharão com a linha de Robótica com Ferramentas, que permite a construção de objetos robóticos a partir de peças simples do cotidiano, envolvendo conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação de computadores e metarreciclagem, além de elementos da matemática, da física e de diversas áreas do conhecimento. Com essa linha, o estudante pode reaproveitar objetos de casa, que iriam para o lixo, e construir um robô. Em agosto, os professores terão formação em robótica.
O público-alvo do ProJovem Urbano são pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever mas não tenham concluído o Ensino Fundamental. O programa funciona em dez escolas municipais da Prefeitura do Recife, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inclui as áreas de Português, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia e Ciências, além de módulos de Iniciação à Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Após os 18 meses de aulas, o aluno aprovado pode continuar os estudos no Ensino Médio.
ROBÓTICA - Alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino passaram a aprender robótica em 2014, quando a Secretaria de Educação do Recife implementou o Programa Robótica na Escola. Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que já atendia desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. Com a ampliação da robótica para o ProJovem, mais de 74 mil estudantes passam a ter acesso ao programa.
Pouco mais de um ano e meio depois de a Prefeitura do Recife implantar o Programa Robótica na Escola, a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foi campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em novembro de 2015, em Uberlândia, Minas Gerais. A vitória classificou a equipe para a RoboCup, campeonato mundial realizado em Leipzig, na Alemanha, em que os jovens conquistaram a oitava colocação, disputada com outras 24 equipes no nível 1, que engloba estudantes de até 15 anos. Os representantes do Brasil no mundial chegaram ao final da competição à frente de países como Canadá, Portugal, Itália, Áustria, Índia e Coréia do Sul.