NOTÍCIAS

Defesa Civil | 21.07.17 - 19h40

Defesa Civil do Recife orienta moradores de áreas de risco a deixarem suas casas

Alerta foi emitido devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias, que pode encharcar o solo das áreas de morro aumentando ainda mais a possibilidade de deslizamentos

 

Devido ao acúmulo de chuvas registrado nos últimos dias no Recife, a Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco do Recife a deixarem suas casas e procurarem abrigo em locais seguros. As chuvas continuadas encharcam o solo das áreas de morro, sem tempo suficiente para a drenagem das águas, aumentando ainda mais o risco de deslizamentos. O alerta é emitido via SMS para 22 mil famílias cadastradas em áreas de risco. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do Fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

Com a continuidade das chuvas durante a tarde desta sexta-feira (21), o acumulado registrado da quinta (20) até 17h de hoje foi de 130 mm, no Recife, a maior chuva do ano na cidade e o previsto para 10 dias, de acordo com a média histórica do mês de julho (385mm). O Recife enfrenta um inverno rigoroso, neste mês de julho já choveu mais do que o dobro do que foi registrado em julho de 2016 e, em junho, choveu três vezes mais do que junho de 2016. As equipes da Prefeitura atuam em toda a cidade para minimizar os efeitos da chuva, com uma equipe de mais de 750 profissionais.

A Defesa Civil do Recife registrou, entre a quinta (20) e esta sexta-feira (21),  120 solicitações da população para vistorias e colocações de lona. Ainda na madrugada e manhã desta sexta (21), a Defesa Civil atuou na queda do muro de um condomínio, na rua Gastão Vidigal, na Várzea, em um deslizamento de pequeno porte, no Alto da Bica, em Nova Descoberta e no tombamento parcial de um muro de arrimo, no Córrego da Josélia, também em nova Descoberta. Todas as ocorrências sem vítimas. A Defesa Civil atuou com um efetivo de 160 pessoas.

A Operação Inverno 2017 já realizou mais de 40 mil vistorias em áreas de risco com a colocação de lonas plásticas em 12 mil pontos, totalizando quase 3 milhões de metros quadrados de lona aplicada. Foram realizadas ainda mais de 15 mil ações de porta a porta e 265 ações educativas em escolas para informar as comunidades sobre os riscos e procedimentos em dias de chuva.

DRENAGEM - A Emlurb informa que atua para diminuir os transtornos causados pelas chuvas e monitora os pontos de acumulo de água na cidade. Desde o início das chuvas, nesta quinta-feira (20), as equipes do órgão reforçaram as ações nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas.

Cerca de 300 pessoas estão mobilizadas para o trabalho de drenagem, além de quatro caminhões equipados com jatos para a sucção da água em diversos pontos. A Rua Imperial, em São José; Rua do Futuro, nas Graças; Avenida Central, em Afogados; Rua Visconde de Albuquerque, na Madalena; Rua João Dias Martins e Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem; e Rua Dalva de Oliveira, no Porto da Madeira, foram alguns dos locais que receberam serviços de manutenção na rede de drenagem, a exemplo de limpeza de galerias e reparos na tubulação.

A Emlurb antecipou em dois meses a limpeza dos canais que cortam a cidade, iniciando o trabalho em novembro de 2016. Até o momento, já foram concluídas a limpeza de 70 canais e outros nove estão em andamento. Desde 2013, a Emlurb também realiza um trabalho estratégico nos pontos críticos de alagamento da cidade. Desde então já foram solucionados 49 pontos de alagamento a exemplo das ruas Epaminondas Cristovão de Oliveira, nos Torrões, Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, Avenida Norte na altura do Parque da Macaxeira e Rua do Espinheiro, no Espinheiro. O investimento foi de R$ 14,8 milhões. Atualmente, outras quatro obras estão em andamento, somando investimentos de quase R$ 823 mil. São elas: Avenida Antônio de Góes, no Pina; Rua Austro Costa, no Prado; Rua Araranguá, no Cordeio; Rua Jacó Velosino, em Casa Forte.

ÁRVORES – Até o momento, a Emlurb registrou quatro ocorrências envolvendo árvores em áreas públicas nesta sexta-feira. Foram concluídas: a Rua Manoel de Carvalho, nos Aflitos, a Rua Doutor Raposo, no Ipsep. Os outros registros foram na Rua dos Médicis, na Boa Vista, e na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao viaduto da Avenida João de Barros, os técnicos já foram acionados. A Emlurb também atendeu a um chamado da árvore em área privada na Rua Barão de Água Branca, na Imbiribeira. O órgão conta com um efetivo de aproximadamente 60 pessoas de prontidão voltado para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela central 156.

TRÂNSITO – A CTTU atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta sexta-feira (21). Equipes formadas por cerca de150 agentes e 100 orientadores de trânsito trabalham em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou acumulo de água. Além disso, quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

Dois guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De 0h até as 17h, 22 acidentes foram registrados, dos quais 16 foram sem vítimas e seis com vítima. Não houve registros de ocorrências com vítima fatal. O número de acidentes foi dentro da média para os turnos da manhã e da tarde. No mesmo período, 46 semáforos apresentaram falhas, dos quais 29 já foram normalizados. Quanto aos demais, equipes técnicas da CTTU já estão em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.