NOTÍCIAS

Infraestrutura | 21.07.17 - 11h36

Recife registra maior chuva do ano

Prefeitura do Recife atuou com mais de 750 profissionais para minimizar os efeitos da chuva


A Prefeitura do Recife informa que no período de 24 horas entre as 5h da manhã quinta-feira (20) e a as 5h desta sexta-feira (21), o Recife registrou um acumulado de 100 mm de precipitações, a maior chuva deste ano e o esperado para oito dias, de acordo com a média histórica do mês de Julho (385 mm). O Recife enfrenta um inverno rigoroso, neste mês de julho já choveu o dobro do registrado em julho de 2016 e em junho choveu três vezes mais do que junho de 2016. As equipes da Prefeitura atuam em toda a cidade para minimizar os efeitos da chuva, com uma equipe de mais de 750 profissionais.

A Defesa Civil do Recife registrou 46 solicitações da população para vistorias e colocações de lona. A Defesa Civil atuou ainda na queda do muro de um condomínio, na rua Gastão Vidigal, na Várzea, em um deslizamento de pequeno porte, no Alto da Bica, em Nova Descoberta e no tombamento parcial de um muro de arrimo, no Córrego da Josélia, também em nova Descoberta. Todas as ocorrências sem vítimas. A Defesa Civil atuou com um efetivo de 160 pessoas. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do Fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

A Operação Inverno 2017 já realizou mais de 40 mil vistorias em áreas de risco com a colocação de lonas plásticas em 12 mil pontos, totalizando quase 3 milhões de metros quadrados de lona aplicada. Foram realizadas ainda mais de 15 mil ações de porta a porta e 265 ações educativas em escolas para informar as comunidades sobre os riscos e procedimentos em dias de chuva.

DRENAGEM - A Emlurb informa que atua para diminuir os transtornos causados pelas chuvas e monitora os pontos de acumulo de água na cidade. Desde o início das chuvas, nesta quinta-feira (20), as equipes do órgão reforçaram as ações nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas.

Nesta sexta-feira (21/7), estão mobilizadas cerca de 300 pessoas para o trabalho de drenagem, além de quatro caminhões equipados com jatos para a sucção da água em diversos pontos. A Rua Imperial, em São José; Rua do Futuro, nas Graças; Avenida Central, em Afogados; Rua Visconde de Albuquerque, na Madalena; Rua João Dias Martins e Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem; e Rua Dalva de Oliveira, no Porto da Madeira, são alguns dos locais que estão recebendo serviços de manutenção na rede de drenagem, a exemplo de limpeza de galerias e reparos na tubulação.

A Emlurb antecipou em dois meses a limpeza dos canais que cortam a cidade, iniciando o trabalho em novembro de 2016. Até o momento já foram concluídas a limpeza de 70 canais e outros nove estão em andamento. Desde 2013, a Emlurb também realiza um trabalho estratégico nos pontos críticos de alagamento da cidade. Desde então já foram solucionados 49 pontos de alagamento a exemplo das ruas Epaminondas Cristovão de Oliveira, nos Torrões, Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, Avenida Norte na altura do Parque da Macaxeira e Rua do Espinheiro, no Espinheiro. O investimento foi de R$ 14,8 milhões. Atualmente, outras quatro obras estão em andamento, somando investimentos de quase R$ 823 mil. São elas: Avenida Antônio de Góes, no Pina; Rua Austro Costa, no Prado; Rua Araranguá, no Cordeio; Rua Jacó Velosino, em Casa Forte.

ÁRVORES – Até o momento, a Emlurb registrou três ocorrências envolvendo árvores nesta sexta-feira. Duas já foram concluídas: a Rua Manoel de Carvalho, nos Aflitos, e a da Rua Doutor Raposo, no Ipsep. A outra solicitação foi na Rua Barão de Água Branca, na Imbiribeira. Os técnicos já foram acionados. O órgão conta com um efetivo de aproximadamente 60 pessoas de prontidão voltado para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

TRÂNSITO - A CTTU atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta sexta-feira (21). Equipes formadas por cerca de 150 agentes e 100 orientadores de trânsito trabalham em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou pontos de acumulo de água. Além disso, quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

Dois guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De 0h até as 11h, sete acidentes foram registrados, dos quais cinco foram sem vítimas e apenas dois com vítima. Não houve registros de ocorrências com vítima fatal. O número de acidentes foi dentro da média para os turnos da madrugada e manhã. No mesmo período, 38 semáforos apresentaram falhas, dos quais 23 já foram normalizados e os demais já estão com equipes técnicas em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.