Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 21.07.20 - 10h42

Samu Recife registra queda de 66% nos atendimentos a casos suspeitos de covid-19

img_alt

Após dois meses de queda nos indicadores da pandemia, a média semanal de atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios está em 127, depois de ter chegado a 377 em maio (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Durante os últimos cinco meses, a Prefeitura do Recife registrou o maior número de atendimentos desde a criação do Samu Metropolitano do Recife, a maioria deles feitas a pessoas com suspeita de covid-19, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Desde quando chegou à capital pernambucana a primeira paciente com suspeita de covid-19, no fim de fevereiro, até essa segunda-feira (20), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) registrou 9.274 ocorrências por causas respiratórias, que geraram 4.168 atendimentos a pessoas com suspeita de covid-19. O prefeito Geraldo Julio destacou, na manhã desta terça-feira (21), que os atendimentos do Samu caíram 66%, em comparação com o pico da pandemia na cidade, em maio, quando a média semanal foi de 377 atendimentos, para este mês de julho com 127 atendimentos de média.

“Registramos uma redução de 66% nos acionamentos do Samu para causas respiratórias, comparando as semanas do mês de julho com as semanas do mês de maio, quando foi o pico da covid em nossa cidade. Esse é mais um indicador que a gente mede permanentemente para acompanhar a evolução da doença aqui no Recife”, destacou o prefeito Geraldo Julio. 

O gestor ainda parabenizou a equipe do Samu da capital pelo recorde de atendimentos. “O Samu presta sempre um serviço muito importante à população, mas tem sido ainda mais essencial durante a pandemia. Quero agradecer a todos os profissionais do Samu que bateram o recorde de atendimento, com 1.673 acionamentos de ambulâncias para suspeitos de covid durante o mês de maio e que chegaram agora a mais de quatro mil acionamentos por causas respiratórias desde o início da pandemia”.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), é nítido que o envio de ambulâncias do Samu Recife acompanha o crescimento e a desaceleração da curva epidêmica. Em março, foram enviadas 403 ambulâncias para socorro a pacientes com sintomas respiratórios, 935 em abril, 1.673 em maio e 778 em junho. Até esta segunda, foram enviadas 346 ambulâncias para socorro a casos suspeitos de covid, neste mês de julho. A média semanal de envio de ambulâncias para socorro a casos suspeitos de covid no pico da pandemia, em maio, chegou a 377 atendimentos. Agora, após dois meses de queda em todos os indicadores da pandemia, a média semanal de atendimentos a casos suspeitos de covid está em 127, o que representa uma redução de 66% no envio de ambulâncias para socorro a pessoas com sintomas respiratórios.

Em maio, o Samu Metropolitano do Recife chegou a acionar as ambulâncias 80 vezes em um único dia, para prestar socorro a pessoas com problemas respiratórios. Em junho, esse número caiu para cerca de 30, uma redução de mais de 60%. Da mesma forma o acionamento das UTIs móveis para os casos mais graves chegou a cerca de 20 por dia nas primeiras semanas de maio e, atualmente, está abaixo de cinco acionamentos diários.

O Samu tornou-se a porta de entrada para pacientes com sintomas respiratórios, bem como o responsável pelo transporte entre as unidades que fazem o primeiro atendimento, como as emergências das policlínicas, e os hospitais de referência para enfrentamento à covid-19. Para dar conta do aumento de demandas, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife reforçou o quadro de profissionais do Samu 192, com 200 novos contratados emergencialmente, saltando de 600 para 800 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e quadro administrativo. O Samu Recife ainda lançou mão de plantões extraordinários para ampliação do serviço e implantação de novas atividades.

Para conseguir manter a excelência do atendimento, a frota de veículos do Samu 192 também foi expandida, contando atualmente com 30 ambulâncias para atender as ocorrências no Recife, das quais 24 são Unidades de Suporte Básico e seis são Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis).

Desde o fim de janeiro, muito antes de ser confirmado o primeiro caso no município, a Sesau Recife já vinha preparando o time para atuar na linha de frente da pandemia, promovendo capacitações sobre o novo coronavírus para os profissionais do Samu, assim como da Vigilância à Saúde, Atenção Básica, Média e Alta Complexidade. Além disso, com a intenção de instruir os profissionais de saúde à distância, a Sesau disponibilizou, no mês de abril, o site "Aprenda em Todo Lugar" (www.aprendaemtodolugar.recife.pe.gov.br), que traz orientações sobre os protocolos de atendimentos aos casos de covid-19 e uso correto e seguro dos EPIs.

EPIs - O Samu Recife segue todos os protocolos de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. A recomendação do órgão é que, durante os atendimentos a pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19, os profissionais utilizem todos os EPIs, como máscara, touca, protetor facial e luvas, e que as ambulâncias estejam com as janelas abertas e o ar condicionado desligado para aumentar a troca de ar durante o transporte.

Para assistência aos profissionais, foi montado um setor para retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (desparamentação) na base do Samu Recife, onde há equipes e insumos para realizar um primeiro atendimento aos socorristas que chegam com sintomas de fadiga pelo calor. Além disso, o Samu Recife também tem garantido suporte psicológico para os profissionais e afastamento e testagem daqueles que apresentem qualquer sintoma respiratório. 

Para descentralizar e otimizar o atendimento à população, além de evitar a aglomeração de profissionais na sede do Samu Recife, na Boa Vista, a Secretaria de Educação do Recife disponibilizou seis escolas municipais para servirem de ponto de apoio para as equipes do Samu durante a pandemia. As unidades de ensino estão localizadas nos bairros da Ilha do Leite, Soledade, Água Fria, Casa Amarela, Macaxeira e Cohab.