Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 21.07.21 - 11h53

PCR inicia novas turmas de primeiros socorros e pilotagem defensiva para entregadores

img_alt

Essa é a segunda edição do curso, fruto da parceria entre CTTU, SAMU Recife e ifood, e faz parte do Programa Piloto Seguro, que leva informações de segurança viária para motociclistas do Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)
 

Para orientar os motociclistas do Recife e evitar mortes e lesões no trânsito, a Prefeitura da Cidade, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e do SAMU Recife, em parceria com o ifood, iniciará, nesta quinta-feira (22), três novas turmas para o curso de pilotagem defensiva e primeiros socorros oferecidos aos entregadores para evitar sinistros de trânsito e suas complicações. A formação acontecerá de forma presencial, no auditório do SAMU, bairro da Boa Vista, com profissionais certificados para o ensino de pilotagem defensiva e primeiros socorros. Até maio de 2022, serão treinados 110 entregadores em parceria com o ifood. Caso outras empresas de entrega desejem oferecer o treinamento aos seus motociclistas parceiros, podem acionar a CTTU pelo e-mail educacaonotransito@recife.pe.gov.br

A iniciativa faz parte do Programa Piloto Seguro, que traz uma série de intervenções para garantir a conscientização e a segurança viária dos condutores de motocicletas. Isso porque, de acordo com os dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), esses são os principais usuários contributivos para sinistros de trânsito com vítimas fatais (15,5% em 2019). O evento conta, ainda, com a parceria da empresa de entrega de refeições ifood, com o Programa Anjos de Capacete, que trabalha com a segurança viária dos entregadores e iniciou a sua ação no Recife junto à PCR.

As principais orientações para os motociclistas no trânsito estão nos fatores de proteção, como o enfivelamento correto do capacete e a adequação à velocidade regulamentada na via, já que esses são os principais fatores que contribuem para mortes e lesões no trânsito. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica a importância da parceria para diminuir os fatores de riscos com os motociclistas. “Essa parceria tem sido importante, tanto porque os entregadores trabalham no trânsito e, por isso, passam mais tempo nele, quanto também porque podem ser multiplicadores das informações que recebem. Queremos diminuir os fatores de risco de sinistros de trânsito com os motociclistas e para isso precisamos conscientizar esse público, que é quem mais causa acidentes nas vias do Recife”, destaca a gestora.

O coordenador do SAMU Recife, Leonardo Gomes, destaca, com a sua experiência no atendimento de urgência, a necessidade de utilizar os equipamentos de proteção individual e respeitar as leis de trânsito. "A principal causa dos acidentes envolvendo motociclistas é o desrespeito às leis de trânsito, tanto por parte dos motociclistas, quanto por parte dos outros componentes do trânsito. Todos nós devemos respeitar as leis de trânsito para evitar mortes e todos os motociclistas devem utilizar os equipamentos de proteção individual porque, caso haja um acidente, se estiver em velocidade adequada e bem protegido, a chance de se machucar ou ter lesões graves é muito menor", explica.

O gerente de Políticas Públicas do ifood, Felipe Daud, explica como a segunda parceria em Recife representa um avanço do projeto na região Nordeste, chegando a 40 entregadores capacitados em primeiros socorros e prontos para atuar na cidade. “A nova edição do Anjos de Capacete, em Recife, vem para consolidar a atuação do ifood junto à prefeitura sobre a segurança no trânsito. Temos orgulho em ver que esse apoio estará sempre presente nas ruas da cidade, e que as novas edições estão reforçando esse grupo de entregadores preparados para ajudar a salvar vidas”.

PROGRAMA PILOTO SEGURO -
 Lançado durante o Maio Amarelo de 2021, o Programa Piloto Seguro tem o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito com motociclistas, que são os principais usuários contributivos para esses eventos, de acordo com o relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito de 2019. De forma inovadora, o programa une várias áreas da gestão de trânsito - educação, engenharia e fiscalização - para proporcionar mais segurança viária aos motociclistas com conscientização, estrutura viária, blitze educativas e encontros com motociclistas.