Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.07.23 - 16h56

Saúde do Recife recebe prêmio em congresso nacional

img_alt

Foto: Iggor Gomes/ArquivoPCR
A Secretaria de Saúde do Recife foi premiada na 18ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, do XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu nos dias 16 a 19 de julho de 2023, em Goiânia, capital do Estado de Goiás. O trabalho “Núcleo de Educação Permanente: gestão participativa e mudanças de práticas na Vigilância do Recife” foi o melhor avaliado entre as 17 experiências de Pernambuco apresentadas na mostra.
 
“Esse resultado representa uma série de ações e investimentos voltados à qualificação da gestão da rede de saúde do Recife. Em agosto de 2021, implantamos o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, justamente para proporcionar reflexões e atualização das práticas dos nossos trabalhadores. No trabalho vencedor, a experiência de planejamento dos cursos com a participação direta dos trabalhadores da ponta fez com que conhecêssemos melhor a necessidade do dia a dia, incluindo novas temáticas nas oficinas. Servidores da Vigilância Sanitária, por exemplo, solicitaram uma capacitação sobre comunicação não-violenta, de modo que pudessem obter maior compreensão e cooperação por parte dos serviços fiscalizados. E essa ferramenta agregou valor à atividade deles”, contextualizou a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
 
O trabalho vitorioso foi realizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde da Sesau. Os autores foram Rosalva Raimundo da Silva, Marcella de Brito Abath, Rosimeyre Santos de Melo Almeida Lins e Agatha Christie Lima da Paz. Ao receber o Prêmio Conasems – Documentários, o trabalho fará parte do Projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS”, além de receber o Certificado de Premiação pelo respectivo Estado. As avaliações dos trabalhos ocorreram de forma on-line e presencial, por avaliadores externos, com base nos critérios de resultados alcançados, relevância, alinhamento às diretrizes do SUS, caráter inovador e aplicabilidade, além da análise do trabalho escrito e a apresentação oral.