Recife promove ações para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha
Atividades voltadas ao fortalecimento da saúde da população negra incluem debates, ações culturais e a apresentação da reformulação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra
Em alusão ao mês de valorização da mulher negra e da promoção da equidade racial em saúde, a Prefeitura do Recife, por meio da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra, realiza, ao longo de julho, uma série de atividades voltadas para o fortalecimento do cuidado integral à saúde da população negra do município.
A programação tem início no dia 22 de julho, às 13h30, no Espaço Mãe Coruja Joana Bezerra, localizado no Compaz Dom Helder Câmara, com uma roda de conversa sobre a Saúde da Mulher Negra, seguida por uma oficina de confecção das tradicionais bonecas Abayomis — símbolos de resistência, afeto e ancestralidade. No dia seguinte, 23 de julho, a iniciativa se estende a outros territórios: às 9h, no Espaço Mãe Coruja Maria Rita, na USF Maria Rita (Alto José Bonifácio), com facilitação de Danielle Souza, do Distrito Sanitário VII; e às 14h, no CRAS Alto do Mandu, em Casa Amarela.
Encerrando o mês, no dia 31 de julho, às 14h, será realizado o lançamento oficial da reformulação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra (PMSIPN) e a implantação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN) no município. O evento acontecerá no auditório da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo.
Para Rose Santos, coordenadora da Política de Saúde da População Negra no Recife, o momento representa um marco para a cidade. “A reformulação da política e a criação do comitê técnico reforçam nosso compromisso institucional com uma saúde pública antirracista, que reconhece os impactos do racismo na vida e na saúde da população negra e atua de forma concreta para enfrentá-los. É sobre garantir equidade, escuta e cuidado digno a todas as pessoas”, destaca.