Mulheres do Coque são beneficiadas com exames gratuitos de mamografia
Iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife foi implantada pelo prefeito João da Costa desde o mês de março deste ano e já contemplou diversas regiões da Cidade
Maria Duarte de Barros
As mulheres do Coque, zona Central do Recife, tiveram uma oportunidade extra para cuidar da saúde. Há dois dias, o polo do Academia da Cidade do bairro abrigou o caminhão que está revolucionando os serviços de mamografia no Município, chamado de Mamógrafo Itinerante. Com capacidade de realizar até 80 exames por dia, o veículo tem proporcionado mais celeridade ao diagnóstico do câncer de mama e, consequentemente, salvando vidas. A iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife, implantada pelo prefeito João da Costa desde o mês de março deste ano, já contemplou diversas regiões da cidade e pretende contemplar até o final desta terça-feira (21) cerca de 160 usuárias atendidas nas Unidades de Saúde da Família do Coque e São José do Coque.
A mamografia é o teste mais moderno e eficaz para detectar anomalias que possam indicar o câncer de mama. Visando a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura do Recife estima realizar 20 exames preventivos em apenas quatro dias na comunidade do Coque, pois o serviço voltará à comunidade na próxima semana.
O serviço teve uma excelente aceitação das usuárias que procuraram o serviço. A Agente Comunitária de Saúde Luiza Maria dos Santos explica o trabalho realizado anteriormente com as mulheres da região “Organizamos um mutirão para avisar de casa em casa quando e onde o serviço seria oferecido na comunidade e conscientizando as mulheres da importância do exame”.
Luíza ainda destaca que “ao preencher os formulários perguntamos se a usuária já havia feito a mamografia antes, e está sendo possível verificar que a maioria está fazendo o exame pela primeira vez”. É o caso de Cirley Cristina Oliveira, que enquanto aguardava o atendimento declarou que “está é a primeira vez que realizo o exame e ainda bem que ele veio até aqui, pois tenho pressa e também não teria condição de pagar particular”. Cirley tem 28 anos e explica porque procurou o serviço apesar de não se encaixar da faixa etária indicada para fazer o exame. “Já retirei um nódulo da mama e depois do ultimo exame que fiz ele voltou a aparecer, então já estou com esse encaminhamento há algum tempo e com certeza a facilidade e proximidade me fizeram procurar o mamógrafo hoje”. Assim como Cirley, mulheres que apresentam fatores de risco (encaminhamento médico ou casos de câncer na família da mãe), mesmo que inda não tenham 40 anos, devem realizar o exame anualmente.
A Secretaria de Saúde destaca que a mamografia é indispensável independentemente do resultado anterior. O mamógrafo itinerante retorna a comunidade do Coque na próxima segunda (27) e terça-feira (28), contemplando mais 160 usuárias com o exame.
Interessadas devem comparecer ao local e apresentar o Cartão SUS ou documento com foto. O procedimento é rápido, dura em média dez minutos e o resultado estará disponível no dia 04 de setembro na Unidade de Saúde do Coque Doutor Berilo Pernambucano.