NOTÍCIAS

Cultura | 21.08.12 - 16h07

Recifenses podem se inscrever no Programa de Voluntários da Copa do Mundo da Fifa 2014

O cadastramento está sendo feito através do site da entidade e vale também para a Copa das Confederações de 2013

[caption id="attachment_24564" align="alignleft" width="334"] O cadastro, que é único para os dois eventos, é a primeira etapa do processo de seleção, que conta ainda com entrevistas e treinamentos geral e específico. Foto: Manu Dias[/caption]

A partir desta terça-feira (21) os interessados em atuar como voluntários durante a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014 já podem se inscrever. O Programa de Voluntários para as duas competições foi lançado, nesta manhã, pela Fifa em Salvador (BA). O cadastro, que é único para os dois eventos, é a primeira etapa do processo de seleção, que conta ainda com entrevistas e treinamentos geral e específico. Os primeiros treinamentos serão online e começam em dezembro deste ano. A estimativa é a de que 7 mil voluntários trabalhem na Copa das Confederações e 15 mil na Copa do Mundo, segundo números revisados pelo COL.

Para Amir Schvartz, secretário da Secopa Recife, o programa deve ter uma grande procura por parte dos recifenses. “Já havia uma grande expectativa pelo lançamento do programa de voluntariado e com certeza teremos muitas pessoas se inscrevendo para participar”. Segundo Amir, esta é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional para jovens e adultos do Recife. “Será uma experiência muito positiva, uma oportunidade de conviver com pessoas diferentes, viver e aprender coisas novas, e participar de forma efetiva da realização de dois grandes eventos de repercussão mundial”, conclui.

Segundo Rodrigo Hermida, diretor de voluntariado do Comitê Organizador Local (COL), o treinamento à distancia é importante para atingir todas as partes do país e para estabelecer uniformidade das ações. “Uma obrigação que a Fifa cobra é uniformidade, todas as pessoas, em todos os lugares devem ser atendidas da mesma forma”, disse. Após a capacitação pela internet, haverá um treinamento presencial, em que as pessoas vão conhecer os locais de trabalho e terão novas instruções, mas específicas.

O recrutamento se inicia com as inscrições no site da Fifa, em que se faz um registro das pessoas interessadas. O trabalho voluntário não é remunerado, mas o COL e a Fifa disponibilizarão aos selecionados os uniformes, um auxílio para o deslocamento até o local das atividades (dentro da cidade-sede) e alimentação durante o período de trabalho.

Os candidatos devem possuir alguns requisitos, como ter no mínimo 18 anos e disponibilidade de atuar pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos, sendo que cada turno de trabalho durará até 10 horas. Durante o processo de seleção serão verificadas as habilidades, perfil e conhecimentos de cada inscrito.

Ao se cadastrar, a pessoa pode informar a sua área de preferência, mas as vagas serão preenchidas conforme as ofertas e os perfis que cada atividade exige. Algumas funções possuem requisitos específicos e necessitam de conhecimentos e habilidades determinadas. Por isso, foram criados dois tipos de cargos: especialistas, que atendem áreas como a imprensa, departamento médico, serviços de idioma; e generalistas, que atendem todas as outras áreas e têm foco no atendimento ao público em geral.

Todas as informações sobre o Programa de Voluntários e as etapas a serem cumpridas serão disponibilizadas no site Fifa.com e na página de cadastro de cada candidato. Os dados fornecidos pelos interessados serão confidenciais e estarão sob responsabilidade do COL. Serão realizadas verificações de antecedentes criminais de todos os interessados no trabalho.

Link site Fifa: https://ems.fifa.com/Volunteer/Brazil/Login/
Dúvida e mais informações: voluntarios@brasil2014.com.br