NOTÍCIAS

Cultura | 21.08.12 - 18h56

Secretaria de Educação ministra curso de Libras para funcionários

Ação integra a XI Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura do Recife

Por Edgar Lima

[caption id="attachment_24574" align="alignleft" width="334"] Um dos objetivos da formação é melhorar o atendimento oferecido aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

Uma aula sobre as principais formas de comunicação por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para funcionários que trabalham direta e indiretamente com estudantes - e público em geral - com deficiência foi ministrada na manhã desta terça-feira (21), no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (Seel). A formação teve como objetivo melhorar o atendimento oferecido aos estudantes da Rede Municipal de Ensino e também a todo o público que utiliza os serviços da Seel.

A capacitação integra a XI Semana da Pessoa com Deficiência, que está sendo promovida pela Prefeitura do Recife desde ontem (20). A Semana traz atividades de conscientização e inclusão para pessoas com necessidades especiais em diversos locais da Cidade com a temática : Acessibilidade: Direito de Todos. A Semana é uma promoção da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, em ação conjunta com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, Esporte e Lazer.

“Precisamos melhorar o dia a dia das pessoas com necessidades especiais na sociedade e com a temática escolhida para esse ano podemos sensibilizar a população sobre a questão socioeducacional”, ressaltou o gerente de Serviços e Projetos Didáticos da Gerência de Educação Infantil (GEI), Jairo Antônio Cardoso.

Durante a aula, a professora Kilma Coutinho mostrou sinais básicos da Libras, como, por exemplo, alfabeto, numerais de 1 a 10, como falar um endereço, ou como diferenciar homônimos através de peculiaridades físicas. “Duas pessoas que têm o mesmo nome podem ser reconhecidas na Libras através de sinais de nascença ou de características que a tornem únicas no ambiente em que vivem”, explicou Kilma. Segundo a professora, a Prefeitura do Recife está estimulando, através dessa ação, a inclusão e o bem estar das pessoas com necessidades especiais, ampliando a comunicação total com a sociedade.

As ações da Secretaria de Educação durante a XI Semana ocorrem em todos os turnos, contemplando exposições de trabalhos desenvolvidos com a comunidade escolar como desenhos e pinturas, além de oficinas. No final, serão apresentadas produções com depoimentos de experiências de sucesso com estudantes na Rede Municipal de Ensino.

Atividades - Durante a XI Semana da Pessoa com Deficiência serão apresentados, ainda, filmes para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no dia 22 de agosto das 19h às 21h, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire; até o dia 24 de agosto, no Centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Ilha do Leite, haverão oficinas de Desenho de Humor, Geometria do Origami, Jogos Teatrais, Relation Play – O Corpo Fala, Vivências Sensoriais: Como o Corpo Vê? e Brinquedoteca Participativa, sempre no horário das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30. Além de trabalhos educativos nas escolas municipais nas diversas linguagens de comunicação e expressão, até 28 de agosto.