Secretaria de Educação ministra curso de Libras para funcionários
Ação integra a XI Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura do Recife
Por Edgar Lima
Uma aula sobre as principais formas de comunicação por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para funcionários que trabalham direta e indiretamente com estudantes - e público em geral - com deficiência foi ministrada na manhã desta terça-feira (21), no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (Seel). A formação teve como objetivo melhorar o atendimento oferecido aos estudantes da Rede Municipal de Ensino e também a todo o público que utiliza os serviços da Seel.
A capacitação integra a XI Semana da Pessoa com Deficiência, que está sendo promovida pela Prefeitura do Recife desde ontem (20). A Semana traz atividades de conscientização e inclusão para pessoas com necessidades especiais em diversos locais da Cidade com a temática : Acessibilidade: Direito de Todos. A Semana é uma promoção da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, em ação conjunta com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, Esporte e Lazer.
“Precisamos melhorar o dia a dia das pessoas com necessidades especiais na sociedade e com a temática escolhida para esse ano podemos sensibilizar a população sobre a questão socioeducacional”, ressaltou o gerente de Serviços e Projetos Didáticos da Gerência de Educação Infantil (GEI), Jairo Antônio Cardoso.
Durante a aula, a professora Kilma Coutinho mostrou sinais básicos da Libras, como, por exemplo, alfabeto, numerais de 1 a 10, como falar um endereço, ou como diferenciar homônimos através de peculiaridades físicas. “Duas pessoas que têm o mesmo nome podem ser reconhecidas na Libras através de sinais de nascença ou de características que a tornem únicas no ambiente em que vivem”, explicou Kilma. Segundo a professora, a Prefeitura do Recife está estimulando, através dessa ação, a inclusão e o bem estar das pessoas com necessidades especiais, ampliando a comunicação total com a sociedade.
As ações da Secretaria de Educação durante a XI Semana ocorrem em todos os turnos, contemplando exposições de trabalhos desenvolvidos com a comunidade escolar como desenhos e pinturas, além de oficinas. No final, serão apresentadas produções com depoimentos de experiências de sucesso com estudantes na Rede Municipal de Ensino.
Atividades - Durante a XI Semana da Pessoa com Deficiência serão apresentados, ainda, filmes para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no dia 22 de agosto das 19h às 21h, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire; até o dia 24 de agosto, no Centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Ilha do Leite, haverão oficinas de Desenho de Humor, Geometria do Origami, Jogos Teatrais, Relation Play – O Corpo Fala, Vivências Sensoriais: Como o Corpo Vê? e Brinquedoteca Participativa, sempre no horário das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30. Além de trabalhos educativos nas escolas municipais nas diversas linguagens de comunicação e expressão, até 28 de agosto.