NOTÍCIAS

Cultura | 21.08.13 - 19h25

Bairro Legal inicia demarcação de calçadas no Pina

[caption id="attachment_37554" align="alignleft" width="680"] O objetivo é evitar que as calçadas sejam utilizadas como estacionamento. (Fotos: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

A pintura do passeio público começou na noite da terça (20)

O projeto Bairro Legal, da Prefeitura do Recife, começou na noite desta terça-feira (20), mais uma importante ação para a melhoria da mobilidade e controle urbano no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. A demarcação das calçadas, iniciada exatamente sete dias depois do lançamento do projeto - devido às chuvas que caíram na última semana -, delimitou o espaço de estacionamento em estabelecimentos da Herculano Bandeira. A ação, que acontece sempre à noite para não atrapalhar o trânsito, continua nesta quarta-feira (21).

Além disso, em uma semana de Bairro Legal, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) já notificou 146 estabelecimentos pelo uso indevido do passeio público e distribuiu 348 informativos, detalhando as ações do projeto. Também foram retiradas 1.669 placas, faixas e demais propagandas irregulares de imobiliárias, instalados em postes e árvores. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) multou 739 e rebocou 35 veículos, que ocupavam de maneira irregular o passeio público.

O BAIRRO LEGAL – O projeto tem como objetivo melhorar a mobilidade na cidade através de ações de fiscalização nas áreas de trânsito e controle urbano. Os primeiros locais beneficiados são os bairros do Pina e Boa Viagem. Nessas áreas, a ação deve durar de cinco a seis meses. Em breve, outras regiões receberão a iniciativa. Cerca de 50 profissionais da CTTU, Secon e Seop atuam na área e fiscalizam infrações como estacionamento proibido, carga e descarga, fila dupla e obstrução de calçadas. Também serão fiscalizadas construções e imóveis em situação irregular, além de poluição sonora e visual. Em breve, outros bairros serão beneficiados com o Bairro Legal.

Balanço Bairro Legal

  • 739 veículos multados
  • 35 veículos rebocados
  • 146 estabelecimentos comerciais notificados por uso irregular do passeio público
  • 93 pinos de ferro retirados do passeio público
  • 1.669 placas de imobiliárias e banners retirados de postes e apreendidas
  • 20 cavaletes removidos do passeio público e apreendidos
  • 348 informativos foram entregues, detalhando as ações do Bairro Legal
  • 1 corrente de cinco metros apreendida.