NOTÍCIAS

Saúde | 21.08.15 - 11h21

PCR oferta serviços de saúde na 14ª Semana da Pessoa com Deficiência

Na próxima terça-feira, 25, na Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, a partir das 8h, profissionais da Secretaria de Saúde do Recife irão divulgar o acesso à Saúde da Mulher com Deficiência. Serão realizados citopatológicos (prevenção do câncer no colo uterino) e mamografia em equipamentos adaptados para as mulheres com necessidade especiais - mesas ginecológicas automáticas e mamógrafo móvel com rampa de acessibilidade. As usuárias também assistirão a uma palestra sobre a Saúde da Mulher com Deficiência. A ação ocorrerá dentro da programação da 14ª Semana da Pessoa com Deficiência promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com outras secretarias municipais.

A Secretaria de Saúde do Recife irá ofertar, até o dia 30 de agosto, serviços de saúde em todos os distritos sanitários da cidade (ver programação/anexo), com a realização de exames, palestras educativas, distribuição de materiais informativos, entre outras atividades. Neste domingo, 23, serão oferecidos diversos serviços de saúde para pessoas com deficiência, durante a Corrida Paralímpica, que será realizada na Escola Municipal Santos Dumont, em Boa Viagem.

Durante o Seminário sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão, que ocorrerá na sexta-feira, 28, será lançada a versão em Braille da Cartilha da Saúde da Criança, no Instituto dos Cegos. A proposta do material em braille foi idealizada para subsidiar profissionais no atendimento à pessoa com deficiência, principalmente com deficiência visual, A publicação contém informações relacionadas à promoção do aleitamento materno, imunização, desenvolvimento infantil e triagem neonatal.

Rede de atendimento: Mais de 25 unidades, em todos os distritos sanitários do Recife possuem serviços de referência para pessoas com deficiência. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estão localizados dentro de três policlínicas da Rede Municipal – Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria; Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados.

Para atender melhor as mulheres com deficiência, mesas ginecológicas automáticas, projetadas para acomodar confortavelmente as usuárias, estão instaladas na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Policlínica e Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela; na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena; e na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados. A Secretaria de Saúde do Recife ainda dispõe de atendimentos nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia (para crianças e adultos), Terapia Ocupacional e Acupuntura.

Projeto Olhar: Nasceu através de uma parceria com a Fundação Altino Ventura, tem a finalidade de trabalhar, diretamente nas comunidades, na reabilitação visual de crianças e adolescentes com deficiência visual – na faixa etária de 5 a 17 anos incompletos.