NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 21.08.16 - 20h55

PCR anuncia vencedores do desafio Hacker Cidadão na Campus Party Recife

img_alt

Equipes Bike Data, iChoveu e Seco foram as ganhadoras. O tema deste ano foi Internet das Coisas e o Portal Dados Abertos do Recife (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A 4º edição da maratona de programação Hacker Cidadão chegou ao fim. Após receber mais de 80 inscritos e 10 projetos, hoje (21), na Campus Party Recife, foram anunciados os vencedores. Dentre as cinco equipes finalistas, as vencedoras, Bike Data, iChoveu e Seco, terminaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Organizado pela Prefeitura do Recife por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), a competição trouxe como objeto a Internet das Coisas (IOT) junto ao Portal de Dados Abertos do Recife e disponibilizou sensores para as equipes desenvolverem softwares embarcados e aplicativos. A ideia era que os projetos propusessem soluções para melhorar a qualidade de vida da população.

A equipe vencedora da competição, Bike Data, pretende atrelar mobilidade e informação para prover melhorias na relação entre a cidade e seus habitantes. Com um sensor acoplado às bicicletas do programa Bike PE, eles podem medir dados a partir de ruídos e emissões de gases poluentes, por exemplo. “Desenvolvemos esse aplicativo pois nossa preocupação, inicialmente, era com o meio ambiente. A partir daí, juntamos outros dados disponibilizados pela competição, como poluição sonora (ruídos) e mobilidade (acelerômetro)”, diz o desenvolvedor e front-end do Bike Data, Eduardo Costa.

Em segundo lugar, os desenvolvedores da iChoveu, se preocuparam com o monitoramento dos alagamentos, com foco no mapeamento de áreas de risco. Em comunhão com os dados da Defesa Civil e do Portal de Dados Abertos do Recife, o protótipo criado pela equipe tem como uma de suas funções o mapeamento de históricos dos focos do mosquito Aedes Aegypti próximos às localidades do usuário que se conectar ao app.

Também com o foco na prevenção de alagamentos, a Seco trouxe o conceito de Bueiros Conectados. “Previmos medir, tratar e gerar dados em tempo real. Para o controle das emissões de gases, por exemplo, os operários podem ter as informações a partir do sensor que criamos. Para instalar o equipamento, não é necessário destampar o bueiro, o que gera ainda mais segurança para quem utiliza”, contou o desenvolvedor, Bruno Filho. Ao todo, as equipes receberam 14 sensores como o de ultrassom, temperatura, luminosidade, umidade, qualidade do ar, pressão e aceleração para utilizar em seus projetos.

Para o Presidente da Emprel, Eugênio Antunes, a iniciativa pode fomentar empreendedores. Segundo ele, a importância dos projetos afeta diretamente o cotidiano não só da cidade, mas, também, do cidadão. “Nosso foco são as soluções que ampliem os horizontes do dia a dia. Estamos auxiliando esses jovens empreendedores a desenvolverem sustentabilidade e melhorias para o Recife e para seus cidadãos”.

IOT e Dados Abertos - A Internet das coisas é o conjunto de dispositivos físicos que estão conectados digitalmente, podendo traduzir propriedades físicas em dados digitais, que podem ser enviados de qualquer lugar e processados em tempo real. O Portal Dados Abertos foi lançado pela PCR em 2013 e faz parte de um conjunto de ações que promovem transparência na administração pública. A utilização desses conceitos, contribuem para tornar o Recife uma cidade mais inteligente e humana.