Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.08.18 - 14h25

PCR realiza atividades para lembrar Dia Nacional de Combate ao Fumo

Até dia 31, a Secretaria de Saúde promoverá várias ações de conscientização sobre os males do tabagismo

 

O Recife terá uma programação especial durante este mês, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. A Secretaria de Saúde do Recife montou uma programação com atividades educativas em diversas unidades (incluindo Unidades de Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial) da rede municipal, que acontecerão a partir desta quarta-feira (22).

Entre as atividades estão rodas de diálogo sobre o tema, salas de espera (conversas) com os pacientes que estejam aguardando por consulta nas unidades e sensibilização aos transeuntes em algumas áreas da cidade. Além disso, profissionais do Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA), uma das unidades especializadas da rede, localizada na Tamarineira, farão matriciamento sobre tabagismo junto a servidores de outros centros de atenção psicossocial do Recife.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986. O objetivo é dar visibilidade à prevenção e ao controle do tabagismo e a formação de profissionais para a sensibilização e oferta de tratamento para tabagistas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo uma epidemia global, responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 000 por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo.  O órgão defende ainda que mais de 80% dessas mortes são evitáveis.

Há uma tendência histórica de queda na taxa de prevalência de fumantes no mundo todo. No Brasil, esse dado é comprovado pelo Ministério da Saúde. Em 1989, cerca de 32% da população fumava. O número de fumantes no Recife também acompanha o processo de queda. Atualmente, Recife conta com 10,7% da população de fumantes, abaixo da média nacional hoje, que é de 11,3%.

A Prefeitura do Recife vem potencializando a oferta de tratamento para o fumante que deseja parar de fumar. Há grupos de tratamento distribuídos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todo o município.  A consulta sobre o local mais próximo pode ser feita pelo telefone (81) 3355-2811. A lista dos Caps AD segue anexa.

Lei Antifumo – Em 2011 foi sancionada a Lei Federal Antifumo Nº 12.546, regulamentada pelo Decreto 8.262/2014. Além da extinção dos fumódromos em ambientes coletivos, a normativa determina o fim das propagandas de produtos fumígenos e a proibição do uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilé ou outro produto fumígeno em ambientes fechados de uso coletivo, bem como o comércio desse tipo de produto do lado de fora do ponto comercial e a venda para menores de 18 anos. Na capital, a Vigilância Sanitária incluiu a fiscalização da aplicação da Lei Antifumo na rotina de inspeção realizadas, cerca de 4 mil por mês.

 

Programação das ações descentralizadas em alusão ao Dia Nacional de Controle ao Tabagismo da Prefeitura do Recife

 

 

  • 22/08/2018

     

    Local: Upinha Emocy Krause - Rua Cantora Clara Nunes, s/n,Torre

    Horário: 17h às 21h

    Atividade: Sala de Espera - 3º Turno. Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo.

     

    Local: Centro de Saúde Olinto de Oliveira - Rua São Francisco de Paula, 47, Caxangá

    Horário: 17h às 21h

    Atividade: Sala de Espera - 3º Turno. Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo, na perspectiva da prevenção e controle do uso do cigarro.

     

    Local: USF Vila do IPSEP - Rua Virgínia Heráclio, s/n, Ipsep

    Horário: 14h

    Atividade: Sala de Espera. Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo, na perspectiva da prevenção e controle do uso do cigarro.

     

    UBT Romero Marques – Rua Carlos Gomes, 932, Prado

    Horário: 7h30

    Atividade: Sala de Espera – “Por que as pessoas fumam?” Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo, na perspectiva da prevenção e controle do uso do cigarro.

     

     
  • 24/08/2018

     

    Local: Incra - Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 950, Aflitos

    Horário: 9h às 11h

    Atividade: Palestra sobre Tabagismo

     

     
  • 27/08/2018

     

    Local: Central de Alergologia do Recife – Avenida João de Barros, 800, Santo Amaro.

    Horário: 9h às 11h

    Atividade: Sala de Espera: Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo.

     

    Local: Upinha Eduardo Campos, na Rua Itabira, s/n, na Bomba do Hemetério.

    Horário: 9h às 11h30

    Atividade: Sala de Espera: Informações, sensibilização, atividades junto aos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo.

     

    Local: CPTRA - Avenida Rosa e Silva, Tamarineira

    Horário: 8h às 21h

    Atividade: Atividades internas diversas, envolvendo usuários e profissionais, com o tema do Tabagismo, na perspectiva de potencializar ações de prevenção e controle do cigarro. Durante o resto deste mês, profissionais do CAPS AD CPTRA farão matriciamento sobre tabagismo junto aos profissionais dos CAPS Esperança e CAPS Espaço Azul.

     

     
  • 28/08/2018

     

    Local: USF Sítio do Cardoso - Rua Menezes de Drumond, 66 , Madalena

    Horário: 17h às 21h

    Atividade: Sala de Espera - 3º Turno. Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo.

     

     
  • 28 e 29/08/2018

     

    Local: Parque do Caiara (Av. Maurício de Nassau – Iputinga) e Praça da Várzea

    Horário: 18h às 21h

    Atividade: Roda de Conversa/Atividades diversas com abordagem do tema do Tabagismo. Neste mês durante as atividades do Programa Academia da Cidade serão realizadas intervenções junto aos participantes, com entrega de panfletos.

     

     
  • 29/08/2018

     

    Local: Policlínica Waldemar de Oliveira, na Rua do Pombal, 115 - Santo Amaro

    Horário: 14h as 16h30

    Atividade: Sala de Espera: Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo.

     

    Local: CAPSad René Ribeiro: R. Jacira, 210 - Afogados

    Horário: 19h

    Atividade: Palestra educativa aberta ao público

     

    Local: Upinha Moacir André Gomes - Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Morro da Conceição,

    Horário: 14h

    Atividade: Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo, na perspectiva da prevenção e controle do uso do cigarro.

     
  • 30/08/2018

     

    Local: CAPSad René Ribeiro - Rua Jacira, 210, Afogados 

    Horário: 14h30

    Atividade: abordagem de sensibilização aos transeuntes do Largo da Paz

     

    Local: Pólo Heróis da Restauração, na Praça Heróis da Restauração

    Horário: 17h

    Atividade: Roda de Conversa -Tabagismo e Saúde

     

     
  • 31/08/2018

     

    Local: CAPS Galdino Loreto - Avenida Dr. José Rufino, 2181, Barro

    Horário: 9h

    Atividade: Grupo Educação e Cidadania