NOTÍCIAS

Cultura | 21.09.12 - 19h05

Beneficiários do Bolsa Escola assistem a palestra sobre combate a violência

Os estudantes da Escola Municipal Karla Patrícia participaram do encontro oferecido pelo Projeto Escola para Pais e Filhos

[caption id="attachment_26492" align="alignleft" width="334"] Os estudantes da Escola Municipal Karla Patrícia participaram do encontro oferecido pelo Projeto Escola para Pais e Filhos. Foto: Antônio Tenório[/caption]

O Programa Bolsa Escola Municipal, em parceria com o Programa Escola que Protege, realizou nesta sexta-feira (21), mais uma palestra do Escola para Pais e Filhos. Cerca de 50 estudantes, filhos de beneficiários da Escola Municipal Karla Patrícia, localizada no Bairro de Boa Viagem (RPA 06), estiveram presentes.

A palestra, com o tema: Violência doméstica e familiar – Lei Maria da Penha, foi ministrada pela advogada Ana Karina de Lima, do Projeto Rede Cidadã – Casa de Passagem. Ela explicou para os estudantes sobre os objetivos e os principais serviços do projeto, como atendimentos psicológicos e assessoria jurídica. O Rede Cidadã foi elaborado e implementado pela organização não-governamental Casa de Passagem com o financiamento da União Europeia e atua desde o início de 2010 nos municípios de Paulista, Camaragibe, Olinda e Moreno, dentro das comunidades que apresentam graves problemas sociais.

Ana Karina falou também sobre a Lei de número 11.340 de 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha. “O encontro contribui para a modificação da violência no espaço que elas frequentam. A partir do momento em que elas aprendem, transmitem para os pais aquilo que aprenderam”. Músicas de vários estilos foram tocadas e a advogada falou a respeito do motivo da utilização delas. “Essas músicas mostram como a sociedade, na visão do homem, enxerga a mulher”, disse.

O estudante do 8º ano da escola municipal Karla Patrícia, J. P. O. de M., 13, adorou a palestra e contou também que já presenciou este tipo de violência. “Presenciei atitudes de violência contra uma vizinha, por parte do marido. É muito triste”, conta o garoto que, consciente, já pediu para a vizinha chamar a polícia. “Ela não chama porque tem medo dele”, lamenta.

Uma das coordenadoras das atividades culturais do Bolsa Escola, Mônica Aquino, falou sobre a importância dos beneficiários assistirem a uma palestra com este tema. “O tema é bastante comentado na atualidade pelos meios de comunicação, bem como no contexto das pessoas comuns. Os alunos logo se identificaram com vídeo apresentado e comentaram com muita clareza de quem está bem próximos da discussão”, revelou a coordenadora.

Na próxima quinta-feira (27), os pais destes beneficiários irão participar de uma palestra, com a mesma temática, na 3ª Vara de Infância e da Juventude, no bairro da Boa Vista.